O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Ribas, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Manzan Perine, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496
Resumo: O que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.
id UEL-3_de84f6dd44566dc62587c9660f396b79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17496
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?motivaçãocrençasensino a distânciaO que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1749610.5433/2237-4876.2014v17n1p245Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 245-271Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 245-2712237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496/14777Costa Ribas, FernandaManzan Perine, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17496Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
title O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
spellingShingle O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
Costa Ribas, Fernanda
motivação
crenças
ensino a distância
title_short O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
title_full O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
title_fullStr O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
title_full_unstemmed O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
title_sort O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
author Costa Ribas, Fernanda
author_facet Costa Ribas, Fernanda
Manzan Perine, Cristiane
author_role author
author2 Manzan Perine, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Ribas, Fernanda
Manzan Perine, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
crenças
ensino a distância
topic motivação
crenças
ensino a distância
description O que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496
10.5433/2237-4876.2014v17n1p245
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2014v17n1p245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496/14777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 245-271
Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 245-271
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963319066624