Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
id |
UFSC_5d78e9ab0dfff0d119ea9e85a0126a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245192 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprenderCrenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Análise das crenças de licenciandos de graduação em Matemática a respeito da motivação para aprender dos alunos. O referencial teórico deste projeto é composto basicamente pelos estudos desenvolvidos pelos autores a seguir: Jesus (2008), Kaplan (1991), Monteiro e Pompeu (2001), Pajares (1992), Nespor (1987), Porlán (1994), Zorzan (2004), com destaque no estudo realizado por Oliveira (2015) a partir do tema “Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos”. Os sujeitos de pesquisa deste projeto são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O presente estudo não pretende esgotar o tema proposto, mas sim identificar junto aos licenciandos do curso de Matemática quais suas crenças sobre motivação para aprender dos alunos. Espera-se trazer reflexões e contribuir acerca do processo educacional, principalmente no papel da motivação no âmbito do ensino da Matemática. Nesse escopo têm-se como objetivos específicos: a) Explorar as crenças dos licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender; b) Identificar o papel destas crenças no planejamento e reflexão sobre as atividades didáticas dos licenciandos de graduação em Matemática; c) Explorar a origem das crenças dos licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender. Para tanto, pretende-se aplicar questionário com a finalidade de investigar o proposto anteriormente. De posse dos dados, construir uma reflexão sobre as crenças dos licenciandos sobre motivação para aprender e evidenciar o papel desse construto no ensino da Matemática.Florianópolis, SC.Oliveira, Rafael Sales Lisboa deUniversidade Federal de Santa Catarina.Mafra, Marine Fernanda2023-03-20T11:36:13Z2023-03-20T11:36:13Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-20T11:36:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245192Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-20T11:36:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
title |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
spellingShingle |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender Mafra, Marine Fernanda Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender. |
title_short |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
title_full |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
title_fullStr |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
title_full_unstemmed |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
title_sort |
Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender |
author |
Mafra, Marine Fernanda |
author_facet |
Mafra, Marine Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael Sales Lisboa de Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra, Marine Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender. |
topic |
Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29 2023-03-20T11:36:13Z 2023-03-20T11:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651905689190400 |