Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Marine Fernanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
id UFSC_5d78e9ab0dfff0d119ea9e85a0126a6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245192
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprenderCrenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Análise das crenças de licenciandos de graduação em Matemática a respeito da motivação para aprender dos alunos. O referencial teórico deste projeto é composto basicamente pelos estudos desenvolvidos pelos autores a seguir: Jesus (2008), Kaplan (1991), Monteiro e Pompeu (2001), Pajares (1992), Nespor (1987), Porlán (1994), Zorzan (2004), com destaque no estudo realizado por Oliveira (2015) a partir do tema “Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos”. Os sujeitos de pesquisa deste projeto são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O presente estudo não pretende esgotar o tema proposto, mas sim identificar junto aos licenciandos do curso de Matemática quais suas crenças sobre motivação para aprender dos alunos. Espera-se trazer reflexões e contribuir acerca do processo educacional, principalmente no papel da motivação no âmbito do ensino da Matemática. Nesse escopo têm-se como objetivos específicos: a) Explorar as crenças dos licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender; b) Identificar o papel destas crenças no planejamento e reflexão sobre as atividades didáticas dos licenciandos de graduação em Matemática; c) Explorar a origem das crenças dos licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender. Para tanto, pretende-se aplicar questionário com a finalidade de investigar o proposto anteriormente. De posse dos dados, construir uma reflexão sobre as crenças dos licenciandos sobre motivação para aprender e evidenciar o papel desse construto no ensino da Matemática.Florianópolis, SC.Oliveira, Rafael Sales Lisboa deUniversidade Federal de Santa Catarina.Mafra, Marine Fernanda2023-03-20T11:36:13Z2023-03-20T11:36:13Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-20T11:36:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245192Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-20T11:36:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
title Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
spellingShingle Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
Mafra, Marine Fernanda
Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender.
title_short Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
title_full Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
title_fullStr Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
title_full_unstemmed Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
title_sort Crenças de licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender
author Mafra, Marine Fernanda
author_facet Mafra, Marine Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Rafael Sales Lisboa de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Marine Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender.
topic Crenças; Crenças de professores; Ensino de Matemática; Motivação; Motivação para aprender.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29
2023-03-20T11:36:13Z
2023-03-20T11:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651905689190400