Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca. |
id |
UEL-3_e25a58bd1ce2085795464152727b41ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17389 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativaMapeamento de estudosContexto brasileiroInglês como língua franca.Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1738910.5433/2237-4876.2014v17n1p10Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 10-43Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 10-432237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389/14768http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBordini, MarcellaGimenez, Telma2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17389Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
title |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
spellingShingle |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa Bordini, Marcella Mapeamento de estudos Contexto brasileiro Inglês como língua franca. |
title_short |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
title_full |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
title_fullStr |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
title_full_unstemmed |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
title_sort |
Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa |
author |
Bordini, Marcella |
author_facet |
Bordini, Marcella Gimenez, Telma |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Telma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordini, Marcella Gimenez, Telma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento de estudos Contexto brasileiro Inglês como língua franca. |
topic |
Mapeamento de estudos Contexto brasileiro Inglês como língua franca. |
description |
Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389 10.5433/2237-4876.2014v17n1p10 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2014v17n1p10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389/14768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 10-43 Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 10-43 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962957307904 |