Estudos sobre inglês como língua franca no contexto brasileiro (2005-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordini, Marcella
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14124
Resumo: Resumo: É ampla a gama de estudos que se voltam para compreender a temática do inglês como língua franca Língua global (CRYSTAL, 1997; GRADDOL, 26; JONES; BRADWELL, 27), multinacional (LEFFA, 22), internacional (MODIANO, 29; SCHMITZ, 24; MCKAY, 23, 26), “World English”, ou inglês mundial (RAJAGOPALAN, 24, 29a, 29b, 29c, 21, 211), enfim, língua de contato, ou língua franca, termo comumente utilizado (JENKINS, 23; SEIDLHOFER, 21a, 24, 25, 26, 29, 211; DEWEY, 27), refletem algumas nomenclaturas utilizadas para definir a língua inglesa Este trabalho tem como finalidade apresentar um mapeamento de estudos com foco no período de 25 a 212, de pesquisas publicadas em contexto brasileiro sobre o inglês como língua franca global Para tanto, foram utilizadas algumas ferramentas de pesquisa, como o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, o Scholar Google (google acadêmico) e alguns periódicos de estrato superior da Qualis (A1 e A2) pertencentes à área de Letras/Linguística Aplicada, com foco em Ensino-Aprendizagem de Línguas As palavras-chave utilizadas para a busca foram: inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional Foi possível recuperar um total de 67 trabalhos (7 Dissertações de Mestrado, 2 Teses de Doutorado, 45 artigos e 2 capítulos de livro encontrados nas fontes acima mencionadas) Além disso, foi analisado o livro Inglês como Língua Franca: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores (211), contendo 11 capítulos Foi realizada uma revisão sistemática da literatura dos estudos detectados e uma metassíntese qualitativa dos mesmos (SARNIGHAUSEN, 211) Estes procedimentos permitem concluir que o ano de 211 se destacou na quantidade de publicações nacionais (24) A maioria dos trabalhos defende ser o conceito de língua franca um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente entre não-nativos Além disso, a maior parte dos contextos das pesquisas empíricas se deu com alunos de Letras, portanto, destaco como pertinentes estudos que voltem seu foco no professor de Letras/LI, uma vez que este pode buscar, por meio de sua prática, maneiras de incluir uma visão mais crítica sobre a LI e seu uso em sala de aula Os trabalhos mapeados abordam a figura do professor como central no processo de ensino-aprendizagem de inglês pela perspectiva de língua franca Entretanto, na ausência de investigações baseadas em análise de corpus incluindo brasileiros, a formação de professores tem como suporte uma literatura de natureza ensaística, a qual se faz predominante em nosso contexto
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GRADDOL, 26; JONES; BRADWELL, 27), multinational language (LEFFA, 22), international language (MODIANO, 29; SCHMITZ, 24; MCKAY, 23, 26), World English (RAJAGOPALAN, 24, 29a, 29b, 29c, 21, 211), a contact language, or lingua franca (JENKINS, 23; SEIDLHOFER, 21a, 24, 25, 26, 29; 211; DEWEY, 27) reflect some of the many terms used to define the English language This work aims at presenting an overview of studies focusing on the period of 25-212, of Brazilian published researches about English in the globalised world and its status as a global lingua franca The following sources were scrutinized: CAPES database of Dissertations and Thesis, Scholar Google and highly qualified Brazilian journals of Letras/Applied Linguistics (Qualis A1 and A2) focused on Language Teaching-Learning The key words used to search the texts were: inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional A total of 67 studies (7 Master Dissertations, 2 Doctorate Thesis, 45 articles and 2 book chapters were retrieved in the alredy mentioned research sources) Besides that, the book entitled Inglês como Língua Franca: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores (211), with 11 chapters, was also analysed A systematic literature review and a qualitative metasynthesis were done (SARNIGHAUSEN, 211) and through those procedures it’s possible to assert some conclusions The year 211 was noteworthy regarding the national productions (24) The majority of the studies advocate the lingua franca concept to be a context of language use, maily between non-native speakers of English Beyond this, the greatest part of the empirical researches’ contexts refer to Letras students, therefore I assume as relevant more studies which focus on the teacher, who works in Letras courses and also specifically with the English language, because he/she can try to find ways to include a more critical perspective about English itself and its use in the classroom The studies also approach the image of the teacher as essential in the process of teaching and learning English within the “lingua franca perspective” However, in the absence of corpus-based investigations which include Brazilians, teacher education has to rely on opinon-based literature, which predominates in our contextGimenez, Telma [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesFogaça, Francisco CarlosBordini, Marcella2024-05-01T14:25:36Z2024-05-01T14:25:36Z2013.0005.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14124porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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