Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Heri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447
Resumo: Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. 
id UEL-5_080e504b8ffe236bdbf4c9338d3e0ea0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49447
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeirasCompetência comunicativa.variação linguísticaensino e aprendizagem de línguas estrangeirasCompetência comunicativaVariação LinguísticaCommunicatice competencelinguistic variationteoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica.Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. Universidade Estadual de Londrina2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4944710.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 255-2722764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447/50007Copyright (c) 2024 Heri Ponteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Heri2024-02-07T19:52:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49447Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2024-02-07T19:52:14Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
title Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
spellingShingle Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Pontes, Heri
Competência comunicativa.
variação linguística
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Competência comunicativa
Variação Linguística
Communicatice competence
linguistic variation
teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica.
title_short Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
title_full Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
title_fullStr Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
title_sort Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
author Pontes, Heri
author_facet Pontes, Heri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Heri
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa.
variação linguística
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Competência comunicativa
Variação Linguística
Communicatice competence
linguistic variation
teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica.
topic Competência comunicativa.
variação linguística
ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Competência comunicativa
Variação Linguística
Communicatice competence
linguistic variation
teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica.
description Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447
10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447/50007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Heri Pontes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Heri Pontes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 255-272
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390277353472