Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Entretextos |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447 |
Resumo: | Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. |
id |
UEL-5_080e504b8ffe236bdbf4c9338d3e0ea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49447 |
network_acronym_str |
UEL-5 |
network_name_str |
Revista Entretextos |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeirasCompetência comunicativa.variação linguísticaensino e aprendizagem de línguas estrangeirasCompetência comunicativaVariação LinguísticaCommunicatice competencelinguistic variationteoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica.Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. Universidade Estadual de Londrina2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4944710.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 255-2722764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447/50007Copyright (c) 2024 Heri Ponteshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Heri2024-02-07T19:52:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49447Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2024-02-07T19:52:14Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
title |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras Pontes, Heri Competência comunicativa. variação linguística ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Competência comunicativa Variação Linguística Communicatice competence linguistic variation teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica. |
title_short |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
title_full |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
title_sort |
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
author |
Pontes, Heri |
author_facet |
Pontes, Heri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Heri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência comunicativa. variação linguística ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Competência comunicativa Variação Linguística Communicatice competence linguistic variation teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica. |
topic |
Competência comunicativa. variação linguística ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Competência comunicativa Variação Linguística Communicatice competence linguistic variation teoría dialógica; Enseñanza y aprendizaje de idiomas; Articulación teoría-práctica. |
description |
Neste artigo reflito sobre a relação entre competência sociocomunicativa e o domínio de variações linguísticas na língua estrangeira foco, bem como, sobre as implicações dessa relação nas interações dos atores sociais, uma vez que o conhecimento do idioma e da cultura local são um dos principais problemas na socialização desses atores, sobretudo no contexto de imigração. O arcabouço teórico principal para a presente discussão é composto por Hymes (2001) e Saville-Troike (2003) em seus insights teóricos e pesquisa empírica para a elucidação dos fatores que compõem o conceito de competência comunicativa e seus congêneres. A exemplificação de alguns aspectos tratados neste trabalho é feita a partir de um estudo de caso de um personagem fictício em material audiovisual, desenvolvido em sala de aula. Os resultados da análise demonstram que a competência comunicativa eficaz e eficiente para socialização em língua estrangeira e integração social dos usuários dessa língua abrangem não só a proficiência a partir do conhecimento do sistema linguístico, mas também o domínio de outros aspectos, tais como a competência linguística, discursiva, pragmática, sociolinguística e a sociocultural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447 10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447 |
identifier_str_mv |
10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49447/50007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Heri Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Heri Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entretextos; v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica; 255-272 2764-0809 1519-5392 reponame:Revista Entretextos instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Revista Entretextos |
collection |
Revista Entretextos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br |
_version_ |
1799315390277353472 |