O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Carina de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00096
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13004
Resumo: Este trabalho pretende promover uma reflexão sobre a necessidade de um ensino de Língua Portuguesa mais sensível à variação linguística, a fim de desenvolver a competência comunicativa dos alunos e conscientizá-los acerca do preconceito linguístico e social. Para isso, assumindo uma perspectiva teórica embasada na Sociolinguística e, em especial, na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), serão analisados os conceitos de língua, linguagem, norma, variação e mudança linguística, além de serem tratadas questões sobre o preconceito linguístico e social, a relevância do conhecimento dos vários tipos de gramática e a importância do trabalho com os gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção pedagógica é direcionada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual do município de Juiz de Fora/MG, e tem como objetivo ampliar o conhecimento linguístico desses estudantes, nas mais diversas situações de fala e escrita, principalmente no que tange ao aspecto mais formal da língua, sem se desvalorizar ou negar a variante desses alunos. Para o alcance desse objetivo, o ponto de partida do projeto interventivo será o conhecimento prévio dos discentes, verificado numa fase pré-intervenção, após a qual será sugerida uma sequência didática com atividades, intermediadas pelos gêneros textuais (cf. DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011), em particular, os gêneros entrevista, notícia e reportagem, do campo jornalístico-midiático, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (2017), buscando a reflexão, a participação e o aprendizado dos alunos. Tal proposta interventiva se justifica pelo fato de a língua se constituir como um dos mais poderosos instrumentos de ação e transformação social, sendo a aprendizagem da norma-padrão fundamental para o exercício da cidadania. Esta dissertação fundamenta-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e em referenciais teóricos, como os de Antunes (2007, 2009, 2014); Bagno (2001, 2002, 2004, 2007, 2012); Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2009, 2014); Marcuschi (2004, 2006, 2007, 2008, 2012), dentre outros.
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Para isso, assumindo uma perspectiva teórica embasada na Sociolinguística e, em especial, na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), serão analisados os conceitos de língua, linguagem, norma, variação e mudança linguística, além de serem tratadas questões sobre o preconceito linguístico e social, a relevância do conhecimento dos vários tipos de gramática e a importância do trabalho com os gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção pedagógica é direcionada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual do município de Juiz de Fora/MG, e tem como objetivo ampliar o conhecimento linguístico desses estudantes, nas mais diversas situações de fala e escrita, principalmente no que tange ao aspecto mais formal da língua, sem se desvalorizar ou negar a variante desses alunos. Para o alcance desse objetivo, o ponto de partida do projeto interventivo será o conhecimento prévio dos discentes, verificado numa fase pré-intervenção, após a qual será sugerida uma sequência didática com atividades, intermediadas pelos gêneros textuais (cf. DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011), em particular, os gêneros entrevista, notícia e reportagem, do campo jornalístico-midiático, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (2017), buscando a reflexão, a participação e o aprendizado dos alunos. Tal proposta interventiva se justifica pelo fato de a língua se constituir como um dos mais poderosos instrumentos de ação e transformação social, sendo a aprendizagem da norma-padrão fundamental para o exercício da cidadania. Esta dissertação fundamenta-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e em referenciais teóricos, como os de Antunes (2007, 2009, 2014); Bagno (2001, 2002, 2004, 2007, 2012); Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2009, 2014); Marcuschi (2004, 2006, 2007, 2008, 2012), dentre outros.This work aims to promote a reflection on the need for teaching the Portuguese language more sensitive to linguistic variation, in order to develop students' communicative competence and make them aware of linguistic and social prejudice. For this, assuming a theoretical perspective based on Sociolinguistics and, in particular, Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005), the concepts of language, language, norm, variation and linguistic change will be analyzed, in addition to addressing issues about linguistic and social prejudice, the relevance of knowledge of the various types of grammar and the importance of working with textual genres in the teaching of Portuguese. The pedagogical intervention proposal is aimed at students of Middle School (8th grade), from a state public school in the city of Juiz de Fora / MG, and aims to expand the linguistic knowledge of these students, in the most diverse situations of speech and writing , especially with regard to the more formal aspect of the language, without devaluing or denying the variant of these students. To achieve this goal, the starting point of the interventional project will be the students' prior knowledge, verified in a pre-intervention phase, after which a didactic sequence with activities, intermediated by textual genres will be suggested (cf. DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011) , in particular, the interview, news and reportage genres, from the journalistic-media field, under the terms of the Common National Curriculum Base (2017), seeking reflection, participation and student learning. Such an intervention proposal is justified by the fact that the language constitutes one of the most powerful instruments of action and social transformation, and the learning of the standard norm is fundamental for the exercise of citizenship. This dissertation is also based on the National Curriculum Parameters (1998), and on theoretical references, such as those of Antunes (2007, 2009, 2014); Bagno (2001, 2002, 2004, 2007, 2012); Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2009, 2014); Marcuschi (2004, 2006, 2007, 2008, 2012), among others.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsinoVariação linguísticaPreconceito linguísticoCompetência comunicativaGêneros textuaisTeachingLinguistic variationLinguistic prejudiceCommunicative competenceTextual genresO estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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