A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Luane Guerra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silveira, Luciane Carlan da, Negreiros, Gil Roberto Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122
Resumo: This article is based on an interactionist conception of language and aims to report how the use of the didactic sequence in two different contexts, in elementary and high school, contributes to the teaching and learning of the regulated public debate oral genre. Our theoretical framework is supported by theories related to oral genres from Travaglia (2007; 2017), Bentes (2010), Neves (2001) and Dolz and Schneuwly (2004). Methodologically, we use recording and transcription, methods that will be exemplified throughout the text, with emphasis on the debate of high school students. As a result, we present the relevance of oral textual genres didacticization, through didactic sequences, showing that such activities effectively contributed to the communicative development of our students, as well as to the skills provided in the National Common Curricular Base (2018) related to the axes of orality, reading, textual production and linguistic and semiotic analysis.
id UEL-5_0f798f2bab5adb681d068b12207bd461
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47122
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oralGêneros OraisInteraçãoSequências DidáticasThis article is based on an interactionist conception of language and aims to report how the use of the didactic sequence in two different contexts, in elementary and high school, contributes to the teaching and learning of the regulated public debate oral genre. Our theoretical framework is supported by theories related to oral genres from Travaglia (2007; 2017), Bentes (2010), Neves (2001) and Dolz and Schneuwly (2004). Methodologically, we use recording and transcription, methods that will be exemplified throughout the text, with emphasis on the debate of high school students. As a result, we present the relevance of oral textual genres didacticization, through didactic sequences, showing that such activities effectively contributed to the communicative development of our students, as well as to the skills provided in the National Common Curricular Base (2018) related to the axes of orality, reading, textual production and linguistic and semiotic analysis.Este artículo parte de una concepción interaccionista del lenguaje y tiene como objetivo relatar cómo el uso de la secuencia didáctica en dos contextos diferentes, en la escuela primaria y secundaria, contribuye a la enseñanza y aprendizaje del género oral regido por el debate público. Nuestro marco teórico se basa en las teorías relacionadas con los géneros orales de Travaglia (2007; 2017), Bentes (2010), Neves (2001) y Dolz y Schneuwly (2004). Metodológicamente se utilizó la grabación y la transcripción, métodos que serán ejemplificados a lo largo del texto, con énfasis en el debate de los estudiantes de secundaria. Como resultado, presentamos la pertinencia de la enseñanza de los géneros textuales orales, a través de secuencias didácticas, para que dichas actividades contribuyan efectivamente al desarrollo comunicativo de nuestros estudiantes, así como a las competencias previstas en la Base Curricular Común Nacional (2018) relacionadas con los ejes de oralidad, lectura, producción textual y análisis lingüístico y semiótico.O presente artigo situa-se em uma concepção interacionista de linguagem e tem como objetivo relatar de que forma a utilização da sequência didática (SD), em um contexto de Ensino Médio, contribui para o ensino-aprendizagem do gênero oral debate público regrado. Nosso referencial teórico está sustentado nas teorias relacionadas a gêneros textuais e orais, a partir de Dolz e Schneuwly (2004), Bentes (2010), Marcuschi (2008), Travaglia (2017), entre outros. Metodologicamente, a partir do recurso da gravação e da transcrição, especificamente, do primeiro e do último debate, adotamos como critérios de análise: a) a apropriação do gênero debate público regrado de uma aluna, a partir da mobilização de aspectos linguísticos extralinguísticos e paralinguísticos característicos do texto oral; b) as atividades realizadas nas oficinas, sobretudo nos módulos da SD. Como resultado, apresentamos a relevância da didatização dos gêneros textuais orais, por meio das sequências didáticas, de modo que tais atividades contribuíram efetivamente para o desenvolvimento comunicativo dos estudantes e para a aprendizagem de um gênero oral. Universidade Estadual de Londrina2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4712210.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 122-1432764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122/48690Copyright (c) 2023 Luciane Carlan da Silveira, Luane Guerra Vitorino, Gil Roberto Costa Negreiroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVitorino, Luane Guerra Silveira, Luciane Carlan daNegreiros, Gil Roberto Costa2023-06-06T16:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47122Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:28Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
title A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
spellingShingle A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
Vitorino, Luane Guerra
Gêneros Orais
Interação
Sequências Didáticas
title_short A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
title_full A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
title_fullStr A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
title_full_unstemmed A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
title_sort A sequência didática como potencializadora no processo de ensino e aprendizagem de um gênero oral
author Vitorino, Luane Guerra
author_facet Vitorino, Luane Guerra
Silveira, Luciane Carlan da
Negreiros, Gil Roberto Costa
author_role author
author2 Silveira, Luciane Carlan da
Negreiros, Gil Roberto Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Luane Guerra
Silveira, Luciane Carlan da
Negreiros, Gil Roberto Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros Orais
Interação
Sequências Didáticas
topic Gêneros Orais
Interação
Sequências Didáticas
description This article is based on an interactionist conception of language and aims to report how the use of the didactic sequence in two different contexts, in elementary and high school, contributes to the teaching and learning of the regulated public debate oral genre. Our theoretical framework is supported by theories related to oral genres from Travaglia (2007; 2017), Bentes (2010), Neves (2001) and Dolz and Schneuwly (2004). Methodologically, we use recording and transcription, methods that will be exemplified throughout the text, with emphasis on the debate of high school students. As a result, we present the relevance of oral textual genres didacticization, through didactic sequences, showing that such activities effectively contributed to the communicative development of our students, as well as to the skills provided in the National Common Curricular Base (2018) related to the axes of orality, reading, textual production and linguistic and semiotic analysis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122
10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp122-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47122/48690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luciane Carlan da Silveira, Luane Guerra Vitorino, Gil Roberto Costa Negreiros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luciane Carlan da Silveira, Luane Guerra Vitorino, Gil Roberto Costa Negreiros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 1Esp (2023): Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz; 122-143
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390048763904