Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ruiz, Silvia Helena de Freitas, de Almeida Baronas, Joyce Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664
Resumo: Os estudos sobre crenças e atitudes linguísticas podem auxiliar o trabalho docente para compreender o que pensam e como agem os alunos em relação às diferentes normas linguísticas. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as crenças e atitudes linguísticas de estudantes do 5º ano — Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Londrina - PR, a partir dos estudos relacionados à Sociolinguística e à Sociolinguística Educacional, além de estudos da Psicologia Social, mais especificamente, nos trabalhos de Aguilera (2008), Lambert e Lambert (1966), Cyranka (2015), Bortoni-Ricardo (2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e segue um viés analítico e interpretativo. A metodologia da pesquisa constitui-se de: (i) aplicação do primeiro questionário com perguntas objetivas e dissertativas sobre variação linguística, (ii) leitura compartilhada do poema “O sabiá e o gavião”, de Patativa do Assaré (1999), bem como as intervenções das pesquisadoras com diálogos sobre a temática da pesquisa com os estudantes, (iii) aplicação do segundo questionário para análise das possíveis mudanças de atitudes após a intervenção. Os resultados evidenciam que os alunos já são iniciados em uma reflexão sociolinguística capazes de construir conhecimentos sobre as variedades da língua, prevalecendo em seus discursos os pares dicotômicos em escalas valorativas. 
id UEL-5_1849d9b45cde54ddfbebef3fda7c0682
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46664
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguísticaEnsinoVariação linguísticaCrenças e atitudes linguísticasOs estudos sobre crenças e atitudes linguísticas podem auxiliar o trabalho docente para compreender o que pensam e como agem os alunos em relação às diferentes normas linguísticas. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as crenças e atitudes linguísticas de estudantes do 5º ano — Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Londrina - PR, a partir dos estudos relacionados à Sociolinguística e à Sociolinguística Educacional, além de estudos da Psicologia Social, mais especificamente, nos trabalhos de Aguilera (2008), Lambert e Lambert (1966), Cyranka (2015), Bortoni-Ricardo (2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e segue um viés analítico e interpretativo. A metodologia da pesquisa constitui-se de: (i) aplicação do primeiro questionário com perguntas objetivas e dissertativas sobre variação linguística, (ii) leitura compartilhada do poema “O sabiá e o gavião”, de Patativa do Assaré (1999), bem como as intervenções das pesquisadoras com diálogos sobre a temática da pesquisa com os estudantes, (iii) aplicação do segundo questionário para análise das possíveis mudanças de atitudes após a intervenção. Os resultados evidenciam que os alunos já são iniciados em uma reflexão sociolinguística capazes de construir conhecimentos sobre as variedades da língua, prevalecendo em seus discursos os pares dicotômicos em escalas valorativas. Universidade Estadual de Londrina2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4666410.5433/1519-5392.2022v22n3p46-66Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 46-662764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664/48620Copyright (c) 2023 Poliana Rosa Riedlinger Soares, Silvia Helena de Freitas Ruiz, Joyce Elaine de Almeida Baronashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Soares, Poliana Rosa RiedlingerRuiz, Silvia Helena de Freitasde Almeida Baronas, Joyce Elaine2023-05-22T13:32:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46664Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-05-22T13:32:27Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
title Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
spellingShingle Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Ensino
Variação linguística
Crenças e atitudes linguísticas
title_short Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
title_full Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
title_fullStr Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
title_full_unstemmed Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
title_sort Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística
author Soares, Poliana Rosa Riedlinger
author_facet Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Ruiz, Silvia Helena de Freitas
de Almeida Baronas, Joyce Elaine
author_role author
author2 Ruiz, Silvia Helena de Freitas
de Almeida Baronas, Joyce Elaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Poliana Rosa Riedlinger
Ruiz, Silvia Helena de Freitas
de Almeida Baronas, Joyce Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Variação linguística
Crenças e atitudes linguísticas
topic Ensino
Variação linguística
Crenças e atitudes linguísticas
description Os estudos sobre crenças e atitudes linguísticas podem auxiliar o trabalho docente para compreender o que pensam e como agem os alunos em relação às diferentes normas linguísticas. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as crenças e atitudes linguísticas de estudantes do 5º ano — Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Londrina - PR, a partir dos estudos relacionados à Sociolinguística e à Sociolinguística Educacional, além de estudos da Psicologia Social, mais especificamente, nos trabalhos de Aguilera (2008), Lambert e Lambert (1966), Cyranka (2015), Bortoni-Ricardo (2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e segue um viés analítico e interpretativo. A metodologia da pesquisa constitui-se de: (i) aplicação do primeiro questionário com perguntas objetivas e dissertativas sobre variação linguística, (ii) leitura compartilhada do poema “O sabiá e o gavião”, de Patativa do Assaré (1999), bem como as intervenções das pesquisadoras com diálogos sobre a temática da pesquisa com os estudantes, (iii) aplicação do segundo questionário para análise das possíveis mudanças de atitudes após a intervenção. Os resultados evidenciam que os alunos já são iniciados em uma reflexão sociolinguística capazes de construir conhecimentos sobre as variedades da língua, prevalecendo em seus discursos os pares dicotômicos em escalas valorativas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664
10.5433/1519-5392.2022v22n3p46-66
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2022v22n3p46-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664/48620
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 22 n. 3 (2022); 46-66
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390015209472