Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Beatriz Miranda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rafael, Edmilson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565
Resumo: O curso CELTA é internacionalmente reconhecido por representar uma formação inicial para a maioria dos candidatos que decidem realizá-lo. A partir de uma vivência no curso, algumas questões referentes a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) presentes na etapa de planejamento nos chamou atenção. Este trabalho tem como objetivo investigar a concepção de formação docente subjacente ao curso CELTA a partir do planejamento de ensino. Para embasar nossa discussão nos apoiamos nos estudos da área da educação (SCHÖN, 2000; ZABALA, 1998), da ergonomia do trabalho (AMIGUES, 2004; ZABALA, 1998) e de formação docente (FREEMAN, 1989; TARDIF, 2007). Nosso corpus documental é formado por dois materiais orientadores (Handouts) sobre planejamento e vinte e seis planos de aula elaborados por cinco candidatos do curso CELTA. A partir dos itens objetivos de tarefas e antecipação de problemas, podemos afirmar que o CELTA se embasa em uma formação prescritiva que valoriza o conhecimento técnico, incentivando os candidatos a se embasarem em modelos de ensino.
id UEL-5_54ee0560cb3e0c2cd1dac71d7d033d0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46565
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTAO curso CELTA é internacionalmente reconhecido por representar uma formação inicial para a maioria dos candidatos que decidem realizá-lo. A partir de uma vivência no curso, algumas questões referentes a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) presentes na etapa de planejamento nos chamou atenção. Este trabalho tem como objetivo investigar a concepção de formação docente subjacente ao curso CELTA a partir do planejamento de ensino. Para embasar nossa discussão nos apoiamos nos estudos da área da educação (SCHÖN, 2000; ZABALA, 1998), da ergonomia do trabalho (AMIGUES, 2004; ZABALA, 1998) e de formação docente (FREEMAN, 1989; TARDIF, 2007). Nosso corpus documental é formado por dois materiais orientadores (Handouts) sobre planejamento e vinte e seis planos de aula elaborados por cinco candidatos do curso CELTA. A partir dos itens objetivos de tarefas e antecipação de problemas, podemos afirmar que o CELTA se embasa em uma formação prescritiva que valoriza o conhecimento técnico, incentivando os candidatos a se embasarem em modelos de ensino.Universidade Estadual de Londrina2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4656510.5433/1519-5392.2022v22n4Espp217-235Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 217-2352764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565/48750Copyright (c) 2023 Edmilson Luiz Rafael, Ana Beatriz Miranda Jorgehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJorge, Ana Beatriz MirandaRafael, Edmilson Luiz2023-06-06T16:58:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46565Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:13Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
title Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
spellingShingle Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
Jorge, Ana Beatriz Miranda
title_short Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
title_full Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
title_fullStr Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
title_full_unstemmed Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
title_sort Concepções de formação docente no planejamento de ensino do curso CELTA
author Jorge, Ana Beatriz Miranda
author_facet Jorge, Ana Beatriz Miranda
Rafael, Edmilson Luiz
author_role author
author2 Rafael, Edmilson Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Ana Beatriz Miranda
Rafael, Edmilson Luiz
description O curso CELTA é internacionalmente reconhecido por representar uma formação inicial para a maioria dos candidatos que decidem realizá-lo. A partir de uma vivência no curso, algumas questões referentes a formação de professores de línguas estrangeiras (LE) presentes na etapa de planejamento nos chamou atenção. Este trabalho tem como objetivo investigar a concepção de formação docente subjacente ao curso CELTA a partir do planejamento de ensino. Para embasar nossa discussão nos apoiamos nos estudos da área da educação (SCHÖN, 2000; ZABALA, 1998), da ergonomia do trabalho (AMIGUES, 2004; ZABALA, 1998) e de formação docente (FREEMAN, 1989; TARDIF, 2007). Nosso corpus documental é formado por dois materiais orientadores (Handouts) sobre planejamento e vinte e seis planos de aula elaborados por cinco candidatos do curso CELTA. A partir dos itens objetivos de tarefas e antecipação de problemas, podemos afirmar que o CELTA se embasa em uma formação prescritiva que valoriza o conhecimento técnico, incentivando os candidatos a se embasarem em modelos de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565
10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp217-235
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp217-235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46565/48750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Edmilson Luiz Rafael, Ana Beatriz Miranda Jorge
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Edmilson Luiz Rafael, Ana Beatriz Miranda Jorge
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 217-235
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390005772288