Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Edmilson Luiz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miranda Jorge, Ana Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25365
Resumo: Este trabalho é um recorte de dissertação em que pesquisamos alguns aspectos referentes à formação docente e ensino de línguas do curso CELTA a partir de planos de aula. O CELTA é um curso internacionalmente reconhecido, e seu principal propósito é servir como uma formação inicial de professores de inglês como língua estrangeira (LE). Nosso objetivo neste estudo é identificar as possíveis contribuições dos planos de aula elaborados por participantes do curso CELTA para a prática reflexiva dos professores. Nossas discussões giram em torno de estudos sobre educação (Schön, 2000; Zabala, 1998) ergonomia do trabalho (Amigues, 2004), formação de professores (Freeman, 1989) e prática reflexiva (Van Manen, 1977; Zeichner, 1993). Este estudo se embasa na abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006) e o corpus documental é formado de vinte e seis planos de aulas elaborados por cinco participantes e um handout sobre elaboração de instruções de sala de aula. Especificamente, analisamos um item do modelo de plano de aula do curso intitulado antecipação de problemas, que, de acordo com os tipos de problemas elaborados pelos participantes, indica que o curso CELTA estimula dois tipos de prática reflexiva: a técnica e a prática. Palavras-chave: Práticas reflexivas; Planejamento de ensino; Curso CELTA.
id Unisinos-3_98ca554feffbaed9da866ed2a69924ae
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25365
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA Este trabalho é um recorte de dissertação em que pesquisamos alguns aspectos referentes à formação docente e ensino de línguas do curso CELTA a partir de planos de aula. O CELTA é um curso internacionalmente reconhecido, e seu principal propósito é servir como uma formação inicial de professores de inglês como língua estrangeira (LE). Nosso objetivo neste estudo é identificar as possíveis contribuições dos planos de aula elaborados por participantes do curso CELTA para a prática reflexiva dos professores. Nossas discussões giram em torno de estudos sobre educação (Schön, 2000; Zabala, 1998) ergonomia do trabalho (Amigues, 2004), formação de professores (Freeman, 1989) e prática reflexiva (Van Manen, 1977; Zeichner, 1993). Este estudo se embasa na abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006) e o corpus documental é formado de vinte e seis planos de aulas elaborados por cinco participantes e um handout sobre elaboração de instruções de sala de aula. Especificamente, analisamos um item do modelo de plano de aula do curso intitulado antecipação de problemas, que, de acordo com os tipos de problemas elaborados pelos participantes, indica que o curso CELTA estimula dois tipos de prática reflexiva: a técnica e a prática. Palavras-chave: Práticas reflexivas; Planejamento de ensino; Curso CELTA.Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2536510.4013/cld.2023.212.05Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 307-321Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 307-3212177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25365/60749622Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael, Edmilson LuizMiranda Jorge, Ana Beatriz2023-07-24T20:43:32Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25365Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:32Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
title Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
spellingShingle Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
Rafael, Edmilson Luiz
title_short Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
title_full Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
title_fullStr Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
title_full_unstemmed Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
title_sort Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
author Rafael, Edmilson Luiz
author_facet Rafael, Edmilson Luiz
Miranda Jorge, Ana Beatriz
author_role author
author2 Miranda Jorge, Ana Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Edmilson Luiz
Miranda Jorge, Ana Beatriz
description Este trabalho é um recorte de dissertação em que pesquisamos alguns aspectos referentes à formação docente e ensino de línguas do curso CELTA a partir de planos de aula. O CELTA é um curso internacionalmente reconhecido, e seu principal propósito é servir como uma formação inicial de professores de inglês como língua estrangeira (LE). Nosso objetivo neste estudo é identificar as possíveis contribuições dos planos de aula elaborados por participantes do curso CELTA para a prática reflexiva dos professores. Nossas discussões giram em torno de estudos sobre educação (Schön, 2000; Zabala, 1998) ergonomia do trabalho (Amigues, 2004), formação de professores (Freeman, 1989) e prática reflexiva (Van Manen, 1977; Zeichner, 1993). Este estudo se embasa na abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006) e o corpus documental é formado de vinte e seis planos de aulas elaborados por cinco participantes e um handout sobre elaboração de instruções de sala de aula. Especificamente, analisamos um item do modelo de plano de aula do curso intitulado antecipação de problemas, que, de acordo com os tipos de problemas elaborados pelos participantes, indica que o curso CELTA estimula dois tipos de prática reflexiva: a técnica e a prática. Palavras-chave: Práticas reflexivas; Planejamento de ensino; Curso CELTA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25365
10.4013/cld.2023.212.05
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25365
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.212.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25365/60749622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 307-321
Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 307-321
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884549111808