Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Ana Paula Luiz dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado Brener, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358
Resumo: he concept of literary literacy can encompass various conceptions and underlying theories, implying different understandings and practices for both first and additional language classrooms. Thus, this research aims to present and contrast recurrent conceptions of literary literacy and conduct a mapping of studies related to literary literacy in language teachers' education through a systematic literature review. Initially, we provide a theoretical review of the concept based on Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza and Cosson (2013), Street (2014), and Zappone (2008). Subsequently, we conduct a systematic literature review (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) to identify scholar contributions to language teacher education. Although the results demonstrate a lack of studies in the area, the productions converge on the valorization of the critical and creative agency of language learners when dealing with literary texts. We advocate for formative practices that embody this concept experientially in teacher education.
id UEL-5_7b02eeaaf0ed8f6deb3ed195cc54569d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49358
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmicaliterary literacyteacher educationmultiliteraciesletramiento literarioformación de profesoresmultiletramientosletramento literárioformação de professoresMultiletramentoshe concept of literary literacy can encompass various conceptions and underlying theories, implying different understandings and practices for both first and additional language classrooms. Thus, this research aims to present and contrast recurrent conceptions of literary literacy and conduct a mapping of studies related to literary literacy in language teachers' education through a systematic literature review. Initially, we provide a theoretical review of the concept based on Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza and Cosson (2013), Street (2014), and Zappone (2008). Subsequently, we conduct a systematic literature review (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) to identify scholar contributions to language teacher education. Although the results demonstrate a lack of studies in the area, the productions converge on the valorization of the critical and creative agency of language learners when dealing with literary texts. We advocate for formative practices that embody this concept experientially in teacher education.El concepto de letramiento literario puede abarcar diversas concepciones y teorías subyacentes, implicando diferentes comprensiones y prácticas para la enseñanza de lenguas maternas y lenguas adicionales. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo presentar y contrastar las concepciones recurrentes sobre el letramiento literario y realizar un mapeo de las investigaciones relacionadas con el letramiento literario en la formación de profesores de idiomas mediante una revisión sistemática de la literatura. En primer lugar, realizamos una revisión teórica del concepto basada en Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza y Cosson (2013), Street (2014) y Zappone (2008). A continuación, hacemos una revisión sistemática de la literatura (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) para identificar las contribuciones de las investigaciones a la formación de profesores de idiomas. Aunque los resultados muestran una falta de estudios en el área, las producciones convergen en la valorización del agenciamiento crítico y creativo de los aprendices de idiomas al enfrentarse a textos literarios. Defendemos prácticas formativas que abarquen este concepto de manera vivencial en la formación de profesores.O conceito de letramento literário pode abarcar diversas concepções e teorias subjacentes a ele, implicando em diferentes entendimentos e práticas para a sala de aula de línguas maternas e línguas adicionais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e contrastar as concepções recorrentes sobre o letramento literário e realizar um mapeamento das pesquisas relacionadas ao letramento literário na formação de professores de línguas por meio de uma revisão sistemática de literatura. Primeiramente, trazemos uma revisão teórica do conceito com base em Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza e Cosson (2013), Street (2014) e Zappone (2008).  Em seguida, trazemos uma revisão sistemática de literatura (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) de modo a identificar as contribuições das pesquisas para a formação de professores de línguas. Embora os resultados demonstrem uma carência de estudos na área, as produções convergem acerca da valorização do agenciamento crítico e criativo de aprendizes de língua quando lidando com textos literários. Defendemos práticas formativas que abarquem esse conceito de forma vivencial na formação de professores.Universidade Estadual de Londrina2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4935810.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223Entretextos; v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático ; 200-2232764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358/50039Copyright (c) 2024 Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Fernanda Machado Brenerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAires, Ana Paula Luiz dos SantosMachado Brener, Fernanda2024-02-23T15:57:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49358Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2024-02-23T15:57:45Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
title Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
spellingShingle Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
Aires, Ana Paula Luiz dos Santos
literary literacy
teacher education
multiliteracies
letramiento literario
formación de profesores
multiletramientos
letramento literário
formação de professores
Multiletramentos
title_short Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
title_full Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
title_fullStr Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
title_full_unstemmed Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
title_sort Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica
author Aires, Ana Paula Luiz dos Santos
author_facet Aires, Ana Paula Luiz dos Santos
Machado Brener, Fernanda
author_role author
author2 Machado Brener, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Ana Paula Luiz dos Santos
Machado Brener, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv literary literacy
teacher education
multiliteracies
letramiento literario
formación de profesores
multiletramientos
letramento literário
formação de professores
Multiletramentos
topic literary literacy
teacher education
multiliteracies
letramiento literario
formación de profesores
multiletramientos
letramento literário
formação de professores
Multiletramentos
description he concept of literary literacy can encompass various conceptions and underlying theories, implying different understandings and practices for both first and additional language classrooms. Thus, this research aims to present and contrast recurrent conceptions of literary literacy and conduct a mapping of studies related to literary literacy in language teachers' education through a systematic literature review. Initially, we provide a theoretical review of the concept based on Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza and Cosson (2013), Street (2014), and Zappone (2008). Subsequently, we conduct a systematic literature review (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) to identify scholar contributions to language teacher education. Although the results demonstrate a lack of studies in the area, the productions converge on the valorization of the critical and creative agency of language learners when dealing with literary texts. We advocate for formative practices that embody this concept experientially in teacher education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358
10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358/50039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Fernanda Machado Brener
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Fernanda Machado Brener
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 23 n. 4 (2023): Atem´ático ; 200-223
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390252187648