Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275 |
Resumo: | O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia. |
id |
UEL-7_3585d2d3c181054b3c9cd1372311926f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46275 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de GeografiaGeografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica.Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review.O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.Universidade Estadual de Londrina2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/4627510.5433/2447-1747.2023v32n2p177GEOGRAFIA (Londrina); v. 32 n. 2 (2023): Revista Geografia ; 177 - 1972447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275/48971Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Victor Hugo NedelAita, João Antônio Blois2023-06-22T16:48:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46275Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2023-06-22T16:48:21Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
title |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
spellingShingle |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia Oliveira, Victor Hugo Nedel Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica. Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica. Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review. |
title_short |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
title_full |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
title_fullStr |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
title_sort |
Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel Aita, João Antônio Blois |
author_role |
author |
author2 |
Aita, João Antônio Blois |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel Aita, João Antônio Blois |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica. Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica. Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review. |
topic |
Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica. Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica. Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review. |
description |
O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275 10.5433/2447-1747.2023v32n2p177 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2023v32n2p177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275/48971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina) http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina) http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 32 n. 2 (2023): Revista Geografia ; 177 - 197 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315433067642880 |