Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aita, João Antônio Blois
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275
Resumo: O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.
id UEL-7_3585d2d3c181054b3c9cd1372311926f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46275
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de GeografiaGeografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica.Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review.O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.Universidade Estadual de Londrina2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/4627510.5433/2447-1747.2023v32n2p177GEOGRAFIA (Londrina); v. 32 n. 2 (2023): Revista Geografia ; 177 - 1972447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275/48971Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Victor Hugo NedelAita, João Antônio Blois2023-06-22T16:48:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46275Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2023-06-22T16:48:21Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
title Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
spellingShingle Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
Oliveira, Victor Hugo Nedel
Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica.
Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.
Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review.
title_short Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
title_full Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
title_fullStr Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
title_full_unstemmed Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
title_sort Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
author Oliveira, Victor Hugo Nedel
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel
Aita, João Antônio Blois
author_role author
author2 Aita, João Antônio Blois
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel
Aita, João Antônio Blois
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica.
Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.
Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review.
topic Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica.
Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.
Geography; Teaching; ENPEG; State of art; Literature review.
description O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275
10.5433/2447-1747.2023v32n2p177
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2023v32n2p177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/46275/48971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 32 n. 2 (2023): Revista Geografia ; 177 - 197
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315433067642880