Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919 |
Resumo: | A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo. |
id |
UEL-7_41569bcf4e5eb4a421d48aadf6502402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19919 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de RiscoEnsino de GeografiaEducação AmbientalÁrea de Risco.Ensino de GeografiaA presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.Universidade Estadual de Londrina2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliados pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/1991910.5433/2447-1747.2016v25n1p165GEOGRAFIA (Londrina); v. 25 n. 1 (2016); 165-1812447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919/19332Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpringer, Kalina SalaibSoares, Edimara Gonçalves2022-09-21T12:42:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19919Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2022-09-21T12:42:41Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
title |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
spellingShingle |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco Springer, Kalina Salaib Ensino de Geografia Educação Ambiental Área de Risco. Ensino de Geografia |
title_short |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
title_full |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
title_fullStr |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
title_full_unstemmed |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
title_sort |
Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco |
author |
Springer, Kalina Salaib |
author_facet |
Springer, Kalina Salaib Soares, Edimara Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Edimara Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Springer, Kalina Salaib Soares, Edimara Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Educação Ambiental Área de Risco. Ensino de Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Educação Ambiental Área de Risco. Ensino de Geografia |
description |
A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliados pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919 10.5433/2447-1747.2016v25n1p165 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2016v25n1p165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919/19332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina) http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina) http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 25 n. 1 (2016); 165-181 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315431700299776 |