Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Springer, Kalina Salaib
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Edimara Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919
Resumo: A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.
id UEL-7_41569bcf4e5eb4a421d48aadf6502402
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19919
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de RiscoEnsino de GeografiaEducação AmbientalÁrea de Risco.Ensino de GeografiaA presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.Universidade Estadual de Londrina2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliados pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/1991910.5433/2447-1747.2016v25n1p165GEOGRAFIA (Londrina); v. 25 n. 1 (2016); 165-1812447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919/19332Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina)http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpringer, Kalina SalaibSoares, Edimara Gonçalves2022-09-21T12:42:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19919Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2022-09-21T12:42:41Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
title Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
spellingShingle Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
Springer, Kalina Salaib
Ensino de Geografia
Educação Ambiental
Área de Risco.
Ensino de Geografia
title_short Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
title_full Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
title_fullStr Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
title_full_unstemmed Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
title_sort Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
author Springer, Kalina Salaib
author_facet Springer, Kalina Salaib
Soares, Edimara Gonçalves
author_role author
author2 Soares, Edimara Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Springer, Kalina Salaib
Soares, Edimara Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação Ambiental
Área de Risco.
Ensino de Geografia
topic Ensino de Geografia
Educação Ambiental
Área de Risco.
Ensino de Geografia
description A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliados pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919
10.5433/2447-1747.2016v25n1p165
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2016v25n1p165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/19919/19332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 25 n. 1 (2016); 165-181
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315431700299776