Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Michele Serpe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Diniz Filho, Luis Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/48546
Resumo: ABSTRACT: In parallel with the phenomenon of economic globalization, countries have presented several proposals for regional economic integration. Brazil, in particular, participated in the establishment of the Common Market of the South (MERCOSUR) in the 1990s. These are new strategies for entering international trade to achieve better competition in an increasingly globalized and fiercely competitive world. For the success of this strategy, transport infrastructure is needed to connect South American countries for better regional and infrastructural integration. Therefore, the present work seeks to show the level of commercial integration and transport infrastructure of Brazil in relation to the countries of South America
id UEL-7_61b1bbbb2a1103e520c55690c5ac263e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48546
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)BrasilSudaméricaTransportesIntegración RegionalABSTRACT: In parallel with the phenomenon of economic globalization, countries have presented several proposals for regional economic integration. Brazil, in particular, participated in the establishment of the Common Market of the South (MERCOSUR) in the 1990s. These are new strategies for entering international trade to achieve better competition in an increasingly globalized and fiercely competitive world. For the success of this strategy, transport infrastructure is needed to connect South American countries for better regional and infrastructural integration. Therefore, the present work seeks to show the level of commercial integration and transport infrastructure of Brazil in relation to the countries of South AmericaRESUMEN: Paralelamente al fenómeno de globalización económica, los países dan inicio a diversas propuestas de inserción económica regional. Brasil, especificamente, ha participado de la institución del Mercado Común del Sur (MERCOSUR) en la década de 1990. Son nuevas estrategias de inserción al comercio internacional para lograr una mejor competencia frente a un mundo cada vez más globalizado y de dura competitividad. Para el éxito de esas estrategias, se hace necesario infraestructuras de transportes que enlacen a los países sudamericanos  y así generar mejor integración tanto regional cuanto infraestructural. En ese sentido, el presente estudio busca identificar y enseñar la situación del nivel de integración comercial y de las infraestructuras de transportes de Brasil con los países de Sudamérica.Em paralelo ao fenômeno de mundialização econômica, os países iniciam diversas propostas de integração econômica regional. O Brasil, em específico, participou da instituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) na década de 1990. São novas estratégias de inserção no comércio internacional para obter uma melhor concorrência frente a um mundo cada vez mais globalizado e de competitividade acirrada. Para o êxito dessa estratégia, são necessárias infraestruturas de transportes que conectem aos países sul-americanos para uma melhor integração regional e infraestrutural. Nesse sentido, utilizando o método histórico e empírico, o presente trabalho procura mostrar como está o grau de integração comercial e das infraestruturas de transportes do Brasil com os países da América do Sul. A análise permite concluir que, do ponto de vista da infraestrutura de transportes, o Brasil se caracteriza como uma potência regional fragmentada.Universidade Estadual de Londrina2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/4854610.5433/2447-1747.2024v33n1p87GEOGRAFIA (Londrina); v. 33 n. 1 (2024): Geografia; 87-1062447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/48546/49747Copyright (c) 2023 Michele Serpe Fernandes, Luis Lopes Diniz Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Michele SerpeDiniz Filho, Luis Lopes2023-12-18T19:53:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48546Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2023-12-18T19:53:43Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
title Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
spellingShingle Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
Fernandes, Michele Serpe
Brasil
Sudamérica
Transportes
Integración Regional
title_short Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
title_full Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
title_fullStr Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
title_full_unstemmed Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
title_sort Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
author Fernandes, Michele Serpe
author_facet Fernandes, Michele Serpe
Diniz Filho, Luis Lopes
author_role author
author2 Diniz Filho, Luis Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Michele Serpe
Diniz Filho, Luis Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Sudamérica
Transportes
Integración Regional
topic Brasil
Sudamérica
Transportes
Integración Regional
description ABSTRACT: In parallel with the phenomenon of economic globalization, countries have presented several proposals for regional economic integration. Brazil, in particular, participated in the establishment of the Common Market of the South (MERCOSUR) in the 1990s. These are new strategies for entering international trade to achieve better competition in an increasingly globalized and fiercely competitive world. For the success of this strategy, transport infrastructure is needed to connect South American countries for better regional and infrastructural integration. Therefore, the present work seeks to show the level of commercial integration and transport infrastructure of Brazil in relation to the countries of South America
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/48546
10.5433/2447-1747.2024v33n1p87
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/48546
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2024v33n1p87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/48546/49747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Michele Serpe Fernandes, Luis Lopes Diniz Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Michele Serpe Fernandes, Luis Lopes Diniz Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 33 n. 1 (2024): Geografia; 87-106
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315433177743360