Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade. |
id |
UEL-7_9fdd46ade4d5ae2a089b0949f62a6c71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6733 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?GeografiaReferencial TeóricoEnsinoProfessorEducando Sujeito Social.Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade. Universidade Estadual de Londrina2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/673310.5433/2447-1747.2002v11n2p309GEOGRAFIA (Londrina); v. 11 n. 2 (2002); 309-3202447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733/6075Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jeani Delgado PaschoalAlves, José2015-07-13T11:26:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6733Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:28Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
title |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
spellingShingle |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? Moura, Jeani Delgado Paschoal Geografia Referencial Teórico Ensino Professor Educando Sujeito Social. |
title_short |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
title_full |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
title_fullStr |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
title_full_unstemmed |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
title_sort |
Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa? |
author |
Moura, Jeani Delgado Paschoal |
author_facet |
Moura, Jeani Delgado Paschoal Alves, José |
author_role |
author |
author2 |
Alves, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Jeani Delgado Paschoal Alves, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Referencial Teórico Ensino Professor Educando Sujeito Social. |
topic |
Geografia Referencial Teórico Ensino Professor Educando Sujeito Social. |
description |
Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733 10.5433/2447-1747.2002v11n2p309 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2002v11n2p309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733/6075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 11 n. 2 (2002); 309-320 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315429948129280 |