Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jeani Delgado Paschoal
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Alves, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733
Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade.
id UEL-7_9fdd46ade4d5ae2a089b0949f62a6c71
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6733
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?GeografiaReferencial TeóricoEnsinoProfessorEducando Sujeito Social.Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade. Universidade Estadual de Londrina2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/673310.5433/2447-1747.2002v11n2p309GEOGRAFIA (Londrina); v. 11 n. 2 (2002); 309-3202447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733/6075Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jeani Delgado PaschoalAlves, José2015-07-13T11:26:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6733Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:28Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
title Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
spellingShingle Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Geografia
Referencial Teórico
Ensino
Professor
Educando Sujeito Social.
title_short Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
title_full Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
title_fullStr Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
title_full_unstemmed Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
title_sort Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
author Moura, Jeani Delgado Paschoal
author_facet Moura, Jeani Delgado Paschoal
Alves, José
author_role author
author2 Alves, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jeani Delgado Paschoal
Alves, José
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Referencial Teórico
Ensino
Professor
Educando Sujeito Social.
topic Geografia
Referencial Teórico
Ensino
Professor
Educando Sujeito Social.
description Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733
10.5433/2447-1747.2002v11n2p309
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2002v11n2p309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6733/6075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 11 n. 2 (2002); 309-320
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429948129280