Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Jorge L
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quoniam, Luc, Mena-Chalco, Jesús P., Santos, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17679
Resumo: Introdução: A conjuntura de competitividade global requer das organizações práticas cada vez mais ousadas de Inteligência Competitiva, a fim de obter, analisar, tratar e disseminar as informações para auxiliar na tomada de decisão. No ambiente de Big Data na Web, é premente cautela para o resgate e análise de dados a fim de transformá-los em informações essenciais para o gestor.Objetivo: Identificar e extrair a produção científica, produtos tecnológicos, instituições, redes dos cientistas que trabalham com a doença Dengue.Metodologia: Usa-se a bibliométrica com técnicas para mensurar a produção e disseminação do conhecimento científico. Analisar os 2,5 milhões de currículos da base Lattes do CNPq, extrair e tratar os que possuem o termo “dengue” com o software ScriptLattes do conceito Web 2.0.Resultados: A identificação de 15.465 currículos específicos com o tema Dengue. Extraiu-se 424 cientistas renomados na área, bem como mais 971 colaborações nacionais e internacionais relacionados com o termo dengue. O método possibilitou extrair dos especialistas a geolocalização, publicações, orientações, dentre outros.Conclusões: A análise dos resultados mostrou a relação multidisciplinar dos cientistas em Dengue. O método pode ser replicado para qualquer área da ciência. A bibliometria como fonte de auxílio no tratamento de Big Data mostrou-se eficaz através da ferramenta ScriptLattes.
id UEL-8_2b718a42f973d216d4c055ec2b1803c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17679
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.Estudos métricos da informaçãoBibliometriaAnálise da produção científicaWeb 2.0Base LattesInteligência competitivaDengueIntrodução: A conjuntura de competitividade global requer das organizações práticas cada vez mais ousadas de Inteligência Competitiva, a fim de obter, analisar, tratar e disseminar as informações para auxiliar na tomada de decisão. No ambiente de Big Data na Web, é premente cautela para o resgate e análise de dados a fim de transformá-los em informações essenciais para o gestor.Objetivo: Identificar e extrair a produção científica, produtos tecnológicos, instituições, redes dos cientistas que trabalham com a doença Dengue.Metodologia: Usa-se a bibliométrica com técnicas para mensurar a produção e disseminação do conhecimento científico. Analisar os 2,5 milhões de currículos da base Lattes do CNPq, extrair e tratar os que possuem o termo “dengue” com o software ScriptLattes do conceito Web 2.0.Resultados: A identificação de 15.465 currículos específicos com o tema Dengue. Extraiu-se 424 cientistas renomados na área, bem como mais 971 colaborações nacionais e internacionais relacionados com o termo dengue. O método possibilitou extrair dos especialistas a geolocalização, publicações, orientações, dentre outros.Conclusões: A análise dos resultados mostrou a relação multidisciplinar dos cientistas em Dengue. O método pode ser replicado para qualquer área da ciência. A bibliometria como fonte de auxílio no tratamento de Big Data mostrou-se eficaz através da ferramenta ScriptLattes.Universidade Estadual de Londrina2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1767910.5433/1981-8920.2014v19n3p30Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 30 - 541981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17679/pdf_32Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Jorge LQuoniam, LucMena-Chalco, Jesús P.Santos, André2020-06-03T20:33:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17679Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:33:19Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
title Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
spellingShingle Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
Magalhães, Jorge L
Estudos métricos da informação
Bibliometria
Análise da produção científica
Web 2.0
Base Lattes
Inteligência competitiva
Dengue
title_short Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
title_full Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
title_fullStr Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
title_full_unstemmed Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
title_sort Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue.
author Magalhães, Jorge L
author_facet Magalhães, Jorge L
Quoniam, Luc
Mena-Chalco, Jesús P.
Santos, André
author_role author
author2 Quoniam, Luc
Mena-Chalco, Jesús P.
Santos, André
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Jorge L
Quoniam, Luc
Mena-Chalco, Jesús P.
Santos, André
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos métricos da informação
Bibliometria
Análise da produção científica
Web 2.0
Base Lattes
Inteligência competitiva
Dengue
topic Estudos métricos da informação
Bibliometria
Análise da produção científica
Web 2.0
Base Lattes
Inteligência competitiva
Dengue
description Introdução: A conjuntura de competitividade global requer das organizações práticas cada vez mais ousadas de Inteligência Competitiva, a fim de obter, analisar, tratar e disseminar as informações para auxiliar na tomada de decisão. No ambiente de Big Data na Web, é premente cautela para o resgate e análise de dados a fim de transformá-los em informações essenciais para o gestor.Objetivo: Identificar e extrair a produção científica, produtos tecnológicos, instituições, redes dos cientistas que trabalham com a doença Dengue.Metodologia: Usa-se a bibliométrica com técnicas para mensurar a produção e disseminação do conhecimento científico. Analisar os 2,5 milhões de currículos da base Lattes do CNPq, extrair e tratar os que possuem o termo “dengue” com o software ScriptLattes do conceito Web 2.0.Resultados: A identificação de 15.465 currículos específicos com o tema Dengue. Extraiu-se 424 cientistas renomados na área, bem como mais 971 colaborações nacionais e internacionais relacionados com o termo dengue. O método possibilitou extrair dos especialistas a geolocalização, publicações, orientações, dentre outros.Conclusões: A análise dos resultados mostrou a relação multidisciplinar dos cientistas em Dengue. O método pode ser replicado para qualquer área da ciência. A bibliometria como fonte de auxílio no tratamento de Big Data mostrou-se eficaz através da ferramenta ScriptLattes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17679
10.5433/1981-8920.2014v19n3p30
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17679
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n3p30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17679/pdf_32
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 30 - 54
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983793561600