Comunicación científica y divulgación científica: aproximaciones y rupturas conceptuale
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Data de Publicação: | 2010 |
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Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585 |
Resumo: | Descrição e análise dos traços que distinguem a comunicação científica da divulgação científica. Isto porque, embora os respectivos conceitos exibam características comuns, visto que ambos os processos se reportam à difusão de informações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), eles pressupõem, em sua práxis, aspectos e intenções bastante distintos. A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho. Sob esta ótica, o texto discute elementos fundamentais: perfil do público, nível de discurso, natureza dos canais ou ambientes utilizados para sua veiculação e a intenção explícita de cada processo em particular. |
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Comunicación científica y divulgación científica: aproximaciones y rupturas conceptualeComunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss.Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Jornalismo científicoDescrição e análise dos traços que distinguem a comunicação científica da divulgação científica. Isto porque, embora os respectivos conceitos exibam características comuns, visto que ambos os processos se reportam à difusão de informações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), eles pressupõem, em sua práxis, aspectos e intenções bastante distintos. A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho. Sob esta ótica, o texto discute elementos fundamentais: perfil do público, nível de discurso, natureza dos canais ou ambientes utilizados para sua veiculação e a intenção explícita de cada processo em particular.Universidade Estadual de Londrina2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/658510.5433/1981-8920.2010v15n1espp1Informação & Informação; v. 15 n. 1esp (2010); 1-121981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Wilson Costa2015-05-05T19:05:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6585Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-05-05T19:05:50Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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