Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Graça
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de divulgação científica, considerando as diferenças de cultura dos jornalistas e dos cientistas. Aborda as tensões e os conflitos existentes entre o discurso competente dos especialistas e o discurso leigo dos jornalistas no processo de construção do discurso jornalístico. Discute a função de ambos na formação da opinião pública e a responsabilidade social desses atores na construção da memória científica na mídia, considerando seu papel na construção da memória coletiva sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), sua trajetória histórica, produção científica e os riscos e os benefícios dessa produção para a sociedade. Defende a democratização do saber por meio de parceria entre jornalistas e cientistas para uma divulgação científica competente e cidadã, que possibilite a inclusão da sociedade no processo decisório sobre a utilização dos recursos de CT&I e na discussão nacional sobre temas polêmicos, com impacto social, transgênicos, células tronco, energia nuclear, entre outros.
id UEL-8_502ed6164d5b4dc31aeb99497c24747f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5583
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.Divulgaçao científica e relações de poder.Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Cientistas e jornalistas. Relações de poder. Responsabilidade social.O artigo faz uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de divulgação científica, considerando as diferenças de cultura dos jornalistas e dos cientistas. Aborda as tensões e os conflitos existentes entre o discurso competente dos especialistas e o discurso leigo dos jornalistas no processo de construção do discurso jornalístico. Discute a função de ambos na formação da opinião pública e a responsabilidade social desses atores na construção da memória científica na mídia, considerando seu papel na construção da memória coletiva sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), sua trajetória histórica, produção científica e os riscos e os benefícios dessa produção para a sociedade. Defende a democratização do saber por meio de parceria entre jornalistas e cientistas para uma divulgação científica competente e cidadã, que possibilite a inclusão da sociedade no processo decisório sobre a utilização dos recursos de CT&I e na discussão nacional sobre temas polêmicos, com impacto social, transgênicos, células tronco, energia nuclear, entre outros.Universidade Estadual de Londrina2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/558310.5433/1981-8920.2010v15n1espp31Informação & Informação; v. 15 n. 1esp (2010); 31-421981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583/6763Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Graça2015-05-05T20:47:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5583Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-05-05T20:47:59Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
Divulgaçao científica e relações de poder.
title Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
spellingShingle Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
Caldas, Graça
Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Cientistas e jornalistas. Relações de poder. Responsabilidade social.
title_short Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
title_full Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
title_fullStr Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
title_full_unstemmed Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
title_sort Divulgación de la ciencia y las relaciones de poder.
author Caldas, Graça
author_facet Caldas, Graça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Cientistas e jornalistas. Relações de poder. Responsabilidade social.
topic Comunicação da ciência. Comunicação científica. Divulgação científica. Cientistas e jornalistas. Relações de poder. Responsabilidade social.
description O artigo faz uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de divulgação científica, considerando as diferenças de cultura dos jornalistas e dos cientistas. Aborda as tensões e os conflitos existentes entre o discurso competente dos especialistas e o discurso leigo dos jornalistas no processo de construção do discurso jornalístico. Discute a função de ambos na formação da opinião pública e a responsabilidade social desses atores na construção da memória científica na mídia, considerando seu papel na construção da memória coletiva sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), sua trajetória histórica, produção científica e os riscos e os benefícios dessa produção para a sociedade. Defende a democratização do saber por meio de parceria entre jornalistas e cientistas para uma divulgação científica competente e cidadã, que possibilite a inclusão da sociedade no processo decisório sobre a utilização dos recursos de CT&I e na discussão nacional sobre temas polêmicos, com impacto social, transgênicos, células tronco, energia nuclear, entre outros.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583
10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583/6763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 15 n. 1esp (2010); 31-42
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982898077696