La enseñanza de la Clasificación Internacional de Patentes nos cursos de bibliotecologia do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Joana Coeli Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Chacon, Francisca Justino Franklin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1809
Resumo: Ao identificar em quais Cursos de Biblioteconomia a Classificação Internacional de Patentes (CIP) é ensinada, pretende-se despertar nos profissionais da área a necessidade de conhecer ou de aprofundar tais conhecimentos. Os cursos, objeto do estudo, foram identificados por meio do site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A técnica utilizada é o survey, tendo o e-mail como instrumento de envio do questionário e recebimento das respostas que formam a amostra da pesquisa. O instrumento de pesquisa foi o questionário, formulado com perguntas abertas. Embora o documento de patente contenha informações relevantes para promoção do desenvolvimento tecnológico das nações, ainda não recebe um tratamento condizente das instituições brasileiras de ensino, ou seja, na maioria dos cursos em que se estudam formas de classificar o conhecimento, a CIP sequer é citada nas disciplinas.
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