Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
DOI: | 10.5433/1981-8920.2008v13n2p1 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828 |
Resumo: | O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais. |
id |
UEL-8_732690992567a6681213c994746c565a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1828 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
spelling |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório.Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.Universidade Estadual de Londrina2008-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/182810.5433/1981-8920.2008v13n2p1Informação & Informação; v. 13 n. 2 (2008); 1-141981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828/1674Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBartalo, LineteGuimarães, Sueli Edi Rufini2020-06-03T20:26:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1828Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:26:54Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. |
title |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
spellingShingle |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. Bartalo, Linete Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI. Bartalo, Linete Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI. |
title_short |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
title_full |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
title_fullStr |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
title_full_unstemmed |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
title_sort |
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio. |
author |
Bartalo, Linete |
author_facet |
Bartalo, Linete Bartalo, Linete Guimarães, Sueli Edi Rufini Guimarães, Sueli Edi Rufini |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Sueli Edi Rufini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartalo, Linete Guimarães, Sueli Edi Rufini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI. |
topic |
Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI. |
description |
O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828 10.5433/1981-8920.2008v13n2p1 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2008v13n2p1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828/1674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 13 n. 2 (2008); 1-14 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1822182852100358145 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/1981-8920.2008v13n2p1 |