Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartalo, Linete
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Guimarães, Sueli Edi Rufini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
DOI: 10.5433/1981-8920.2008v13n2p1
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828
Resumo: O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.
id UEL-8_732690992567a6681213c994746c565a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1828
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
spelling Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório.Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.Universidade Estadual de Londrina2008-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/182810.5433/1981-8920.2008v13n2p1Informação & Informação; v. 13 n. 2 (2008); 1-141981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828/1674Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBartalo, LineteGuimarães, Sueli Edi Rufini2020-06-03T20:26:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1828Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:26:54Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório.
title Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
spellingShingle Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Bartalo, Linete
Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.
Bartalo, Linete
Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.
title_short Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
title_full Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
title_fullStr Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
title_full_unstemmed Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
title_sort Estrategias de estudio y aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior: um estudio exploratorio.
author Bartalo, Linete
author_facet Bartalo, Linete
Bartalo, Linete
Guimarães, Sueli Edi Rufini
Guimarães, Sueli Edi Rufini
author_role author
author2 Guimarães, Sueli Edi Rufini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartalo, Linete
Guimarães, Sueli Edi Rufini
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.
topic Estratégias de Estudo. Estratégias de Aprendizagem. Ensino Superior. LASSI.
description O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade do aprendizado de estratégias com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão brasileira do LASSI e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e relacionam-os com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho no gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828
10.5433/1981-8920.2008v13n2p1
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2008v13n2p1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 13 n. 2 (2008); 1-14
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1822182852100358145
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5433/1981-8920.2008v13n2p1