Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanti, Nadia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4704
Resumo: Como parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença das instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise das universidades da região Nordeste do país por meio da aplicação de diferentes indicadores webométricos: tamanho do sítio, visibilidade, fator de impacto Web - FIW, luminosidade e densidade da rede. Para a medição do tamanho dos sítios Web e de sua visibilidade no mundo virtual, utilizou-se o motor de busca Yahoo e o fator de impacto foi calculado por meio de uma fórmula especialmente criada para este fim. A luminosidade destes sítios foi calculada tendo como ferramenta o programa mapeador Xenu Link Sleuth. A densidade da rede foi obtida também com a aplicação de uma fórmula. O programa Ucinet6 foi utilizado para a visualização das conexões entre os sítios das universidades da região. Os resultados demonstraram que as universidades maiores são também aquelas mais acessadas e as menores são as que costumam acessar mais websites. O fator de impacto não apresentou resultados significativos quando aplicado a sítios Web e a densidade da rede das universidades federais da região Nordeste do Brasil mostrou-se muito baixa, o que representa um enorme potencial inexplorado no que diz respeito à conectividade destas instituições com seus pares neste ambiente.
id UEL-8_794424c5e3f217aef9d4a3dd7348c5bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4704
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.Mapeamento das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil na Web.Mensuração da PesquisaComo parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença das instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise das universidades da região Nordeste do país por meio da aplicação de diferentes indicadores webométricos: tamanho do sítio, visibilidade, fator de impacto Web - FIW, luminosidade e densidade da rede. Para a medição do tamanho dos sítios Web e de sua visibilidade no mundo virtual, utilizou-se o motor de busca Yahoo e o fator de impacto foi calculado por meio de uma fórmula especialmente criada para este fim. A luminosidade destes sítios foi calculada tendo como ferramenta o programa mapeador Xenu Link Sleuth. A densidade da rede foi obtida também com a aplicação de uma fórmula. O programa Ucinet6 foi utilizado para a visualização das conexões entre os sítios das universidades da região. Os resultados demonstraram que as universidades maiores são também aquelas mais acessadas e as menores são as que costumam acessar mais websites. O fator de impacto não apresentou resultados significativos quando aplicado a sítios Web e a densidade da rede das universidades federais da região Nordeste do Brasil mostrou-se muito baixa, o que representa um enorme potencial inexplorado no que diz respeito à conectividade destas instituições com seus pares neste ambiente.Universidade Estadual de Londrina2010-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/470410.5433/1981-8920.2010v15n1p55Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 55-671981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4704/5878Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanti, Nadia2020-06-03T20:30:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4704Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:30:43Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
Mapeamento das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil na Web.
title Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
spellingShingle Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
Vanti, Nadia
Mensuração da Pesquisa
title_short Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
title_full Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
title_fullStr Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
title_full_unstemmed Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
title_sort Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.
author Vanti, Nadia
author_facet Vanti, Nadia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanti, Nadia
dc.subject.por.fl_str_mv Mensuração da Pesquisa
topic Mensuração da Pesquisa
description Como parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença das instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise das universidades da região Nordeste do país por meio da aplicação de diferentes indicadores webométricos: tamanho do sítio, visibilidade, fator de impacto Web - FIW, luminosidade e densidade da rede. Para a medição do tamanho dos sítios Web e de sua visibilidade no mundo virtual, utilizou-se o motor de busca Yahoo e o fator de impacto foi calculado por meio de uma fórmula especialmente criada para este fim. A luminosidade destes sítios foi calculada tendo como ferramenta o programa mapeador Xenu Link Sleuth. A densidade da rede foi obtida também com a aplicação de uma fórmula. O programa Ucinet6 foi utilizado para a visualização das conexões entre os sítios das universidades da região. Os resultados demonstraram que as universidades maiores são também aquelas mais acessadas e as menores são as que costumam acessar mais websites. O fator de impacto não apresentou resultados significativos quando aplicado a sítios Web e a densidade da rede das universidades federais da região Nordeste do Brasil mostrou-se muito baixa, o que representa um enorme potencial inexplorado no que diz respeito à conectividade destas instituições com seus pares neste ambiente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4704
10.5433/1981-8920.2010v15n1p55
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4704
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2010v15n1p55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4704/5878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 55-67
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1776751392815316992