A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belluzzo, Regina Célia Baptista
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Camila Araújo dos, Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995
Resumo: Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.
id UEL-8_8419f22142eeade0778d9787b6dc40b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19995
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informaçãoIntrodução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999510.5433/1981-8920.2014v19n2p60Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 60-771981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelluzzo, Regina Célia BaptistaSantos, Camila Araújo dosAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19995Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
title A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
spellingShingle A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
Belluzzo, Regina Célia Baptista
Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação
title_short A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
title_full A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
title_fullStr A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
title_full_unstemmed A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
title_sort A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
author Belluzzo, Regina Célia Baptista
author_facet Belluzzo, Regina Célia Baptista
Santos, Camila Araújo dos
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
author_role author
author2 Santos, Camila Araújo dos
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belluzzo, Regina Célia Baptista
Santos, Camila Araújo dos
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação
topic Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação
description Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995
10.5433/1981-8920.2014v19n2p60
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 60-77
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1776751393988673536