A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995 |
Resumo: | Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea. |
id |
UEL-8_8419f22142eeade0778d9787b6dc40b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19995 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas.Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informaçãoIntrodução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1999510.5433/1981-8920.2014v19n2p60Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 60-771981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelluzzo, Regina Célia BaptistaSantos, Camila Araújo dosAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19995Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
title |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
spellingShingle |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Belluzzo, Regina Célia Baptista Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação |
title_short |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
title_full |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
title_fullStr |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
title_full_unstemmed |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
title_sort |
A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. |
author |
Belluzzo, Regina Célia Baptista |
author_facet |
Belluzzo, Regina Célia Baptista Santos, Camila Araújo dos Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Camila Araújo dos Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belluzzo, Regina Célia Baptista Santos, Camila Araújo dos Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação |
topic |
Competência em informação. Avaliação da competência em informação. Mediação da informação |
description |
Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da informação.Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas (competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão para a aplicabilidade dos mesmos.Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico.Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação, pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de forma inteligente na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995 10.5433/1981-8920.2014v19n2p60 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2014v19n2p60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 60-77 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983858573312 |