Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221 |
Resumo: | Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um exame do contexto brasileiro quanto a uma demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN). |
id |
UEL-8_cf0b96f585c909cfeb84139c837bb07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15221 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en BrasilDocência e Ética na Ciência da Informação no BrasilEnsinoÉticaCiência da InformaçãoPor todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um exame do contexto brasileiro quanto a uma demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).Universidade Estadual de Londrina2013-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1522110.5433/1981-8920.2013v18n3p01Informação & Informação; v. 18 n. 3 (2013); 01-261981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221/pdf_4Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco das Chagas de2015-05-16T00:46:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15221Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-05-16T00:46:21Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil |
title |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
spellingShingle |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil Souza, Francisco das Chagas de Ensino Ética Ciência da Informação |
title_short |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
title_full |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
title_fullStr |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
title_full_unstemmed |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
title_sort |
Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil |
author |
Souza, Francisco das Chagas de |
author_facet |
Souza, Francisco das Chagas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ética Ciência da Informação |
topic |
Ensino Ética Ciência da Informação |
description |
Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um exame do contexto brasileiro quanto a uma demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221 10.5433/1981-8920.2013v18n3p01 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2013v18n3p01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221/pdf_4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 18 n. 3 (2013); 01-26 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1799305983704432640 |