Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco das Chagas de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221
Resumo: Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um  exame do contexto brasileiro quanto a uma  demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).
id UEL-8_cf0b96f585c909cfeb84139c837bb07d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15221
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en BrasilDocência e Ética na Ciência da Informação no BrasilEnsinoÉticaCiência da InformaçãoPor todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um  exame do contexto brasileiro quanto a uma  demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).Universidade Estadual de Londrina2013-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1522110.5433/1981-8920.2013v18n3p01Informação & Informação; v. 18 n. 3 (2013); 01-261981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221/pdf_4Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco das Chagas de2015-05-16T00:46:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15221Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-05-16T00:46:21Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil
title Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
spellingShingle Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
Souza, Francisco das Chagas de
Ensino
Ética
Ciência da Informação
title_short Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
title_full Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
title_fullStr Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
title_full_unstemmed Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
title_sort Enseñanza y la Ética en Ciencia de la Información en Brasil
author Souza, Francisco das Chagas de
author_facet Souza, Francisco das Chagas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ética
Ciência da Informação
topic Ensino
Ética
Ciência da Informação
description Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um  exame do contexto brasileiro quanto a uma  demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221
10.5433/1981-8920.2013v18n3p01
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2013v18n3p01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15221/pdf_4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 18 n. 3 (2013); 01-26
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983704432640