Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377 |
Resumo: | O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade. |
id |
USP-24_a8c7fb66cca2c6fe9abbd0c2653d8318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41377 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétricaEthics in the learning-apprenticing process in obstetric nursingÉtica no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétricaEthicsTeachingObstetric nursingÉticaEnseñanzaEnfermería obstétricaÉticaEnsinoEnfermagem obstétricaO estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.El objetivo del estudio fue evidenciar ética y solidaridad en el proceso enseñar-cuidar de la mujer en el prenatal y el parto. Se utilizó un estudio de caso centrado en la pedagogía crítica-reflexiva. Fueron entrevistados 39 alumnos del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Ceará y seis docentes que impartían clases teórico-prácticas. Los resultados mostraron que los alumnos y profesores son conscientes de la necesidad de competencia ética y de su aplicabilidad en el cuidado y que necesitan nuevas estrategias de enseñanza para que el alumno desarrolle acciones interactivas, humanas y solidarias. El cuidado carece de metodologías actualizadas que involucren a la mujer como partícipe del proceso y posibiliten el respeto a su dignidad.This objective of this study was to observe ethics and solidarity in the teaching-care process in women during prenatal care and childbirth. A centralized case study was carried out using critical-reflexive pedagogy. Thirty-nine nursing students and six teachers who taught theoretical-practice classes were interviewed at the Federal University of Ceará. The results showed that students and teachers are aware of the need for ethics competency and its applicability in care and that there is a need for new learning strategies to enable the student to develop interactive and human actions and solidarity. Updated care methodologies are needed that involve women as process participants and enable respect to their dignity.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4137710.1590/S0080-62342004000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 28-36Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 28-36Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 28-361980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377/44954http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raimunda Magalhães daGurgel, Almerinda HolandaMoura, Escolástica Rejane Ferreira2012-08-31T19:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/41377Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:07:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica Ethics in the learning-apprenticing process in obstetric nursing Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica |
title |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
spellingShingle |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica Silva, Raimunda Magalhães da Ethics Teaching Obstetric nursing Ética Enseñanza Enfermería obstétrica Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
title_short |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
title_full |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
title_fullStr |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
title_full_unstemmed |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
title_sort |
Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica |
author |
Silva, Raimunda Magalhães da |
author_facet |
Silva, Raimunda Magalhães da Gurgel, Almerinda Holanda Moura, Escolástica Rejane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel, Almerinda Holanda Moura, Escolástica Rejane Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raimunda Magalhães da Gurgel, Almerinda Holanda Moura, Escolástica Rejane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethics Teaching Obstetric nursing Ética Enseñanza Enfermería obstétrica Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
topic |
Ethics Teaching Obstetric nursing Ética Enseñanza Enfermería obstétrica Ética Ensino Enfermagem obstétrica |
description |
O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377 10.1590/S0080-62342004000100004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377/44954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 28-36 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 28-36 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 28-36 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732096704512 |