Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raimunda Magalhães da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gurgel, Almerinda Holanda, Moura, Escolástica Rejane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377
Resumo: O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.
id USP-24_a8c7fb66cca2c6fe9abbd0c2653d8318
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41377
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétricaEthics in the learning-apprenticing process in obstetric nursingÉtica no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétricaEthicsTeachingObstetric nursingÉticaEnseñanzaEnfermería obstétricaÉticaEnsinoEnfermagem obstétricaO estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.El objetivo del estudio fue evidenciar ética y solidaridad en el proceso enseñar-cuidar de la mujer en el prenatal y el parto. Se utilizó un estudio de caso centrado en la pedagogía crítica-reflexiva. Fueron entrevistados 39 alumnos del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Ceará y seis docentes que impartían clases teórico-prácticas. Los resultados mostraron que los alumnos y profesores son conscientes de la necesidad de competencia ética y de su aplicabilidad en el cuidado y que necesitan nuevas estrategias de enseñanza para que el alumno desarrolle acciones interactivas, humanas y solidarias. El cuidado carece de metodologías actualizadas que involucren a la mujer como partícipe del proceso y posibiliten el respeto a su dignidad.This objective of this study was to observe ethics and solidarity in the teaching-care process in women during prenatal care and childbirth. A centralized case study was carried out using critical-reflexive pedagogy. Thirty-nine nursing students and six teachers who taught theoretical-practice classes were interviewed at the Federal University of Ceará. The results showed that students and teachers are aware of the need for ethics competency and its applicability in care and that there is a need for new learning strategies to enable the student to develop interactive and human actions and solidarity. Updated care methodologies are needed that involve women as process participants and enable respect to their dignity.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4137710.1590/S0080-62342004000100004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 28-36Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 28-36Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 28-361980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377/44954http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raimunda Magalhães daGurgel, Almerinda HolandaMoura, Escolástica Rejane Ferreira2012-08-31T19:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/41377Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:07:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
Ethics in the learning-apprenticing process in obstetric nursing
Ética no processo ensino-aprendizagem em enfermagem obstétrica
title Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
spellingShingle Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
Silva, Raimunda Magalhães da
Ethics
Teaching
Obstetric nursing
Ética
Enseñanza
Enfermería obstétrica
Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
title_short Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
title_full Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
title_fullStr Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
title_full_unstemmed Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
title_sort Ética en el proceso enseñanza-aprendizaje en enfermería obstétrica
author Silva, Raimunda Magalhães da
author_facet Silva, Raimunda Magalhães da
Gurgel, Almerinda Holanda
Moura, Escolástica Rejane Ferreira
author_role author
author2 Gurgel, Almerinda Holanda
Moura, Escolástica Rejane Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raimunda Magalhães da
Gurgel, Almerinda Holanda
Moura, Escolástica Rejane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ethics
Teaching
Obstetric nursing
Ética
Enseñanza
Enfermería obstétrica
Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
topic Ethics
Teaching
Obstetric nursing
Ética
Enseñanza
Enfermería obstétrica
Ética
Ensino
Enfermagem obstétrica
description O estudo objetivou evidenciar ética e solidariedade no processo de ensinar-cuidar da mulher no pré-natal e parto. Adotou-se estudo de caso centrado na pedagogia crítica-reflexiva. Foram entrevistados 39 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e seis docentes que ministraram aulas teórico-práticas. Os resultados mostraram que alunos e professores têm consciência da necessidade da competência ética e sua aplicabilidade no cuidar e que há necessidade de novas estratégias de ensino para o aluno desenvolver ações interativas, humanas e solidárias. O cuidar carece de metodologias atualizadas que envolvam a mulher como participante do processo e possibilitem o respeito à sua dignidade.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377
10.1590/S0080-62342004000100004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41377/44954
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 1 (2004); 28-36
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 1 (2004); 28-36
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 1 (2004); 28-36
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732096704512