Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Silvana Drumond
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2027
Resumo: No período pós-moderno as máquinas estão organizando o conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Para discutir e conhecer melhor essa realidade, o artigo propõe uma tipologia para os mecanismos de busca, visando a ilustrar as múltiplas sintaxes de organização e busca do conhecimento e informação no ciberespaço. Dessa forma, apresenta as categorias de classificação: anatomia, que são os processos básicos de funcionamento desses buscadores, ou seja, crawling, indexing e searching; a forma geral de indexação ou organização, que são os diretórios, programas, metabuscadores e híbridos; a ordenação e apresentação dos resultados, que refletem as múltiplas sintaxes; e o paradigma semiótico, que ilustra a multiplicidade semiótica dos mecanismos de busca. A partir dessa tipologia, os buscadores são exemplificados e discutidos, abarcando esse cenário de múltiplas sintaxes de indexação e busca da informação e conhecimento no ciberespaço e ao mesmo tempo construindo uma ontologia desse objeto. O ciberespaço sempre terá e trará o problema da taxonomia do conhecimento e da multiplicidade dos signos, seja em sua representação ou organização.
id UEL-8_d8b48f1ab4801aca3d84c23441299646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2027
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço.Tecnologias da Informação e Comunicação. Mecanismos de Busca. Ciberespaço. Sintaxes. Semiótica.No período pós-moderno as máquinas estão organizando o conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Para discutir e conhecer melhor essa realidade, o artigo propõe uma tipologia para os mecanismos de busca, visando a ilustrar as múltiplas sintaxes de organização e busca do conhecimento e informação no ciberespaço. Dessa forma, apresenta as categorias de classificação: anatomia, que são os processos básicos de funcionamento desses buscadores, ou seja, crawling, indexing e searching; a forma geral de indexação ou organização, que são os diretórios, programas, metabuscadores e híbridos; a ordenação e apresentação dos resultados, que refletem as múltiplas sintaxes; e o paradigma semiótico, que ilustra a multiplicidade semiótica dos mecanismos de busca. A partir dessa tipologia, os buscadores são exemplificados e discutidos, abarcando esse cenário de múltiplas sintaxes de indexação e busca da informação e conhecimento no ciberespaço e ao mesmo tempo construindo uma ontologia desse objeto. O ciberespaço sempre terá e trará o problema da taxonomia do conhecimento e da multiplicidade dos signos, seja em sua representação ou organização. Universidade Estadual de Londrina2009-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/202710.5433/1981-8920.2009v14n1espp68Informação & Informação; v. 14 n. 1esp (2009); 68-1021981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2027/3223Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Silvana Drumond2015-07-02T11:56:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2027Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2015-07-02T11:56:52Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço.
title Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
spellingShingle Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
Monteiro, Silvana Drumond
Tecnologias da Informação e Comunicação. Mecanismos de Busca. Ciberespaço. Sintaxes. Semiótica.
title_short Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
title_full Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
title_fullStr Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
title_full_unstemmed Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
title_sort Las múltiples sintaxis de los mecanismos de búsqueda en el ciberespacio.
author Monteiro, Silvana Drumond
author_facet Monteiro, Silvana Drumond
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Silvana Drumond
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação. Mecanismos de Busca. Ciberespaço. Sintaxes. Semiótica.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação. Mecanismos de Busca. Ciberespaço. Sintaxes. Semiótica.
description No período pós-moderno as máquinas estão organizando o conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Para discutir e conhecer melhor essa realidade, o artigo propõe uma tipologia para os mecanismos de busca, visando a ilustrar as múltiplas sintaxes de organização e busca do conhecimento e informação no ciberespaço. Dessa forma, apresenta as categorias de classificação: anatomia, que são os processos básicos de funcionamento desses buscadores, ou seja, crawling, indexing e searching; a forma geral de indexação ou organização, que são os diretórios, programas, metabuscadores e híbridos; a ordenação e apresentação dos resultados, que refletem as múltiplas sintaxes; e o paradigma semiótico, que ilustra a multiplicidade semiótica dos mecanismos de busca. A partir dessa tipologia, os buscadores são exemplificados e discutidos, abarcando esse cenário de múltiplas sintaxes de indexação e busca da informação e conhecimento no ciberespaço e ao mesmo tempo construindo uma ontologia desse objeto. O ciberespaço sempre terá e trará o problema da taxonomia do conhecimento e da multiplicidade dos signos, seja em sua representação ou organização.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2027
10.5433/1981-8920.2009v14n1espp68
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2027
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2009v14n1espp68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2027/3223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 14 n. 1esp (2009); 68-102
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982845648896