O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Luciane Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Floriani, Vivian Mengarda, Varvakis, Gregório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15879
Resumo: Introdução: A informação desempenha papel importante e imprescindível em todas as organizações públicas e privadas, exigindo gerenciamento eficaz e esforços conjuntos dos seus membros. A gestão da informação requer o estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, associado às pessoas responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados almejados. O turismo é uma atividade socioeconômica que tem despertado a atenção de governos, empresários, comunidades e estudiosos, principalmente quanto à sua organização e gestão.Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o fluxo informacional subsidiando o processo de tomada de decisões em um órgão municipal de turismo.Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, estudo de caso e a de técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada com os três gestores responsáveis pela Secretaria.Resultados: Os resultados confirmaram que, embora o fluxo tenha alguma estrutura, não é dotado de sistematização formal, ocorrendo deficiências nas suas etapas.Conclusão: A investigação sobre o fluxo informacional reflete um caminho para a consolidação da atividade turística e o reconhecimento da sua importância enquanto fenômeno socioeconômico e cultural. Em vista dos resultados obtidos, deduz-se que a centralização, associada à subutilização do fluxo informacional compromete a qualidade do processo de tomada de decisões.
id UEL-8_e54a163f3fb30d347a7f3b33caa9a86a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15879
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismoFluxo de informação. Tomada de decisão. Turismo.Introdução: A informação desempenha papel importante e imprescindível em todas as organizações públicas e privadas, exigindo gerenciamento eficaz e esforços conjuntos dos seus membros. A gestão da informação requer o estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, associado às pessoas responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados almejados. O turismo é uma atividade socioeconômica que tem despertado a atenção de governos, empresários, comunidades e estudiosos, principalmente quanto à sua organização e gestão.Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o fluxo informacional subsidiando o processo de tomada de decisões em um órgão municipal de turismo.Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, estudo de caso e a de técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada com os três gestores responsáveis pela Secretaria.Resultados: Os resultados confirmaram que, embora o fluxo tenha alguma estrutura, não é dotado de sistematização formal, ocorrendo deficiências nas suas etapas.Conclusão: A investigação sobre o fluxo informacional reflete um caminho para a consolidação da atividade turística e o reconhecimento da sua importância enquanto fenômeno socioeconômico e cultural. Em vista dos resultados obtidos, deduz-se que a centralização, associada à subutilização do fluxo informacional compromete a qualidade do processo de tomada de decisões.Universidade Estadual de Londrina2014-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1587910.5433/1981-8920.2014v19n3p150Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 150 - 1671981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15879/pdf_37Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVital, Luciane PaulaFloriani, Vivian MengardaVarvakis, Gregório2022-12-05T14:28:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15879Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2022-12-05T14:28:37Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
title O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
spellingShingle O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
Vital, Luciane Paula
Fluxo de informação. Tomada de decisão. Turismo.
title_short O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
title_full O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
title_fullStr O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
title_full_unstemmed O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
title_sort O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo
author Vital, Luciane Paula
author_facet Vital, Luciane Paula
Floriani, Vivian Mengarda
Varvakis, Gregório
author_role author
author2 Floriani, Vivian Mengarda
Varvakis, Gregório
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Luciane Paula
Floriani, Vivian Mengarda
Varvakis, Gregório
dc.subject.por.fl_str_mv Fluxo de informação. Tomada de decisão. Turismo.
topic Fluxo de informação. Tomada de decisão. Turismo.
description Introdução: A informação desempenha papel importante e imprescindível em todas as organizações públicas e privadas, exigindo gerenciamento eficaz e esforços conjuntos dos seus membros. A gestão da informação requer o estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, associado às pessoas responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados almejados. O turismo é uma atividade socioeconômica que tem despertado a atenção de governos, empresários, comunidades e estudiosos, principalmente quanto à sua organização e gestão.Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o fluxo informacional subsidiando o processo de tomada de decisões em um órgão municipal de turismo.Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, estudo de caso e a de técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, aplicada com os três gestores responsáveis pela Secretaria.Resultados: Os resultados confirmaram que, embora o fluxo tenha alguma estrutura, não é dotado de sistematização formal, ocorrendo deficiências nas suas etapas.Conclusão: A investigação sobre o fluxo informacional reflete um caminho para a consolidação da atividade turística e o reconhecimento da sua importância enquanto fenômeno socioeconômico e cultural. Em vista dos resultados obtidos, deduz-se que a centralização, associada à subutilização do fluxo informacional compromete a qualidade do processo de tomada de decisões.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15879
10.5433/1981-8920.2014v19n3p150
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15879
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n3p150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15879/pdf_37
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 3 (2014); 150 - 167
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983721209856