Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001
Resumo: Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.
id UEL-8_f166619d616e9c47954e20906cbf2f8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20001
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia BauruPráticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.Universidade Estadual de Londrina2014-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2000110.5433/1981-8920.2014v19n2p215Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 215-2401981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001/pdf_28Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuaraldo, Tamara de Souza Brandão2017-06-29T17:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20001Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2017-06-29T17:23:38Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
title Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
spellingShingle Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.
title_short Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
title_full Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
title_fullStr Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
title_full_unstemmed Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
title_sort Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru
author Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
author_facet Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.
topic Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.
description Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001
10.5433/1981-8920.2014v19n2p215
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2014v19n2p215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20001/pdf_28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 19 n. 2 (2014); 215-240
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305983866961920