A criança diante da morte: desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares em Psicologia |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515 |
Resumo: | O livro “A Criança Diante da Morte: Desafios” busca problematizar indagações que inquietam pesquisadores, familiares, e profissionais de assistência atuais, tais como: Quando começa o processo de descoberta da morte na infância? Em suas diferentes fases do desenvolvimento, como a criança lida com a experiência de morte? Como a experiência com a morte interfere no desenvolvimento global da criança? Para discutir tais questões o livro encontra-se organizado em duas grandes partes. A parte I discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio cognitivo, neste eixo o desenvolvimento do conceito de morte na criança é investigado a partir da idade cronológica, do desenvolvimento cognitivo e de situações socioexperenciais de confronto com a morte. Já a parte II expõe e discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio afetivo e simbólico para a criança, neste eixo são tomadas como referência a experiência de luto na infância. O livro traz ainda um breve capítulo que condensa exclusivamente estudos brasileiros sobre o desenvolvimento do conceito de morte na criança. |
id |
UEL-9_718c3041130e0f5d3ac49944bc91612f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28515 |
network_acronym_str |
UEL-9 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares em Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança diante da morte: desafioslutocriançapsicologiaO livro “A Criança Diante da Morte: Desafios” busca problematizar indagações que inquietam pesquisadores, familiares, e profissionais de assistência atuais, tais como: Quando começa o processo de descoberta da morte na infância? Em suas diferentes fases do desenvolvimento, como a criança lida com a experiência de morte? Como a experiência com a morte interfere no desenvolvimento global da criança? Para discutir tais questões o livro encontra-se organizado em duas grandes partes. A parte I discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio cognitivo, neste eixo o desenvolvimento do conceito de morte na criança é investigado a partir da idade cronológica, do desenvolvimento cognitivo e de situações socioexperenciais de confronto com a morte. Já a parte II expõe e discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio afetivo e simbólico para a criança, neste eixo são tomadas como referência a experiência de luto na infância. O livro traz ainda um breve capítulo que condensa exclusivamente estudos brasileiros sobre o desenvolvimento do conceito de morte na criança.Universidade Estadual de Londrina2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515Estudos Interdisciplinares em Psicologia; v. 9 n. 1 (2018); 157-1602236-6407reponame:Estudos Interdisciplinares em Psicologiainstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515/23595Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares em Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alex da Silvade Oliveira, Jena Hanay Araújo2022-11-24T14:52:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28515Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eipPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/oai||revistaeip@uel.br2236-64072236-6407opendoar:2022-11-24T14:52:13Estudos Interdisciplinares em Psicologia - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança diante da morte: desafios |
title |
A criança diante da morte: desafios |
spellingShingle |
A criança diante da morte: desafios Sousa, Alex da Silva luto criança psicologia |
title_short |
A criança diante da morte: desafios |
title_full |
A criança diante da morte: desafios |
title_fullStr |
A criança diante da morte: desafios |
title_full_unstemmed |
A criança diante da morte: desafios |
title_sort |
A criança diante da morte: desafios |
author |
Sousa, Alex da Silva |
author_facet |
Sousa, Alex da Silva de Oliveira, Jena Hanay Araújo |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Jena Hanay Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Alex da Silva de Oliveira, Jena Hanay Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
luto criança psicologia |
topic |
luto criança psicologia |
description |
O livro “A Criança Diante da Morte: Desafios” busca problematizar indagações que inquietam pesquisadores, familiares, e profissionais de assistência atuais, tais como: Quando começa o processo de descoberta da morte na infância? Em suas diferentes fases do desenvolvimento, como a criança lida com a experiência de morte? Como a experiência com a morte interfere no desenvolvimento global da criança? Para discutir tais questões o livro encontra-se organizado em duas grandes partes. A parte I discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio cognitivo, neste eixo o desenvolvimento do conceito de morte na criança é investigado a partir da idade cronológica, do desenvolvimento cognitivo e de situações socioexperenciais de confronto com a morte. Já a parte II expõe e discute trabalhos científicos que investigam a morte como um desafio afetivo e simbólico para a criança, neste eixo são tomadas como referência a experiência de luto na infância. O livro traz ainda um breve capítulo que condensa exclusivamente estudos brasileiros sobre o desenvolvimento do conceito de morte na criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/28515/23595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares em Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares em Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares em Psicologia; v. 9 n. 1 (2018); 157-160 2236-6407 reponame:Estudos Interdisciplinares em Psicologia instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares em Psicologia |
collection |
Estudos Interdisciplinares em Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares em Psicologia - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeip@uel.br |
_version_ |
1799306108671623168 |