Imigração haitiana no Brasil : uma análise das políticas de inserção e perspectivas educacionais de haitianos adultos em Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Nelma dos Santos Assunção
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15203
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade analisar a inserção educacional de imigrantes haitianos adultos residentes no Brasil A pesquisa foi motivada frente ao intenso fluxo imigratório de haitianos para a região do município de Londrina a partir de 211 e à experiência profissional desta pesquisadora no atendimento e encaminhamento desse contingente populacional às políticas sociais ofertadas, identificando os desafios enfrentados pelos imigrantes para acessarem as políticas educacionais que lhes são de direito A luz do método materialista histórico, que indica ao pesquisador transcender ao aparente, procurando chegar à essência do fenômeno, é que buscamos nos condicionantes históricos refletir esses movimentos sociais contemporâneos O objetivo geral desse estudo é analisar a inserção dos imigrantes haitianos adultos residentes no município de Londrina nos processos educativos e as perspectivas educacionais desse público frente aos serviços educativos, formal e não-formal ofertados, os objetivos específicos perpassam pela necessidade de discutir as motivações da imigração internacional, pautados na análise da categoria trabalho; retomar a imigração histórica no Brasil; caracterizar e contextualizar a imigração haitiana ao Brasil, sua motivação, percurso e organização; resgatar o arcabouço legal de proteção aos imigrantes no Brasil, identificando as normativas legais e mapear os serviços educativos ofertados no Município de Londrina, bem como identificar junto aos imigrantes haitianos e os responsáveis legais pela oferta do serviço as perspectivas educacionais no atual país de residência Utilizamos como metodologia a pesquisa documental, voltada à análise da abordagem do ciclo de políticas, utilizando dos contextos do método para a leitura das legislações, resolução, normativas, orientações governamentais entre outros, que sugerem um arcabouço de informações para a análise posterior da realidade empírica identificada, a pesquisa bibliográfica com o intuito de realizar o levantamento de estudos e autores que vem discutindo a questão objeto desse trabalho e pesquisa de campo enquanto abordagem qualitativa, pautada pela entrevista semi-estruturada, utilizando perguntas previamente estabelecidas e conversas abertas direcionadas a seis imigrantes haitianos e a dois representantes dos serviços educativos ofertados Em resposta às questões que permearam essa discussão, identificamos que a ideologia neoliberal naturalizou na classe trabalhadora a responsabilidade pela sua sobrevivência, reforçando a ilusão migratória, gerada pela globalização e pela divisão internacional do trabalho, intensificando a vulnerabilidade dessas pessoas Ao Estado coube a oferta de mínimos sociais, sobretudo aos mais desfavorecidos, com políticas compensatórias que lhes garantam a mínima dignidade humana Concluímos que ao Estado, enquanto provedor de políticas públicas, cabe responder às demandas emergentes com ampliação da oferta de políticas educacionais que atendam as especificidades da pessoa imigrante e a sociedade civil organizada o papel de debater e articular entre os organismos institucionais a garantia dos direitos humanos fundamentais
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retomar a imigração histórica no Brasil; caracterizar e contextualizar a imigração haitiana ao Brasil, sua motivação, percurso e organização; resgatar o arcabouço legal de proteção aos imigrantes no Brasil, identificando as normativas legais e mapear os serviços educativos ofertados no Município de Londrina, bem como identificar junto aos imigrantes haitianos e os responsáveis legais pela oferta do serviço as perspectivas educacionais no atual país de residência Utilizamos como metodologia a pesquisa documental, voltada à análise da abordagem do ciclo de políticas, utilizando dos contextos do método para a leitura das legislações, resolução, normativas, orientações governamentais entre outros, que sugerem um arcabouço de informações para a análise posterior da realidade empírica identificada, a pesquisa bibliográfica com o intuito de realizar o levantamento de estudos e autores que vem discutindo a questão objeto desse trabalho e pesquisa de campo enquanto abordagem qualitativa, pautada pela entrevista semi-estruturada, utilizando perguntas previamente estabelecidas e conversas abertas direcionadas a seis imigrantes haitianos e a dois representantes dos serviços educativos ofertados Em resposta às questões que permearam essa discussão, identificamos que a ideologia neoliberal naturalizou na classe trabalhadora a responsabilidade pela sua sobrevivência, reforçando a ilusão migratória, gerada pela globalização e pela divisão internacional do trabalho, intensificando a vulnerabilidade dessas pessoas Ao Estado coube a oferta de mínimos sociais, sobretudo aos mais desfavorecidos, com políticas compensatórias que lhes garantam a mínima dignidade humana Concluímos que ao Estado, enquanto provedor de políticas públicas, cabe responder às demandas emergentes com ampliação da oferta de políticas educacionais que atendam as especificidades da pessoa imigrante e a sociedade civil organizada o papel de debater e articular entre os organismos institucionais a garantia dos direitos humanos fundamentaisDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aims to analyze the educational insertion of adult Haitian immigrants living in Brazil The research was motivated by the intense Haitians immigration flow to the Londrina region from 211 and the professional experience of this researcher in the assistance and fowarding of this population contingent to the social policies offered, identifying the challenges faced by immigrants to access policies educational that are rightfully theirs In the light of the historical materialist method, which indicates to the researcher to transcend the perceptible, seeking to reach the phenomenon essence, is that we seek in the historical determinants to reflect these contemporary social movements The general objective of this study is to analyze the insertion of adult Haitian immigrants residing in the city of Londrina in the educational processes and the educational perspectives of this public in front of the educational services, formal and non-formal offered, the specific objectives go through the need to discuss the motivations of international immigration, based on the work category analysis; resume historical immigration in Brazil; characterize and contextualize Haitian immigration to Brazil, its motivation, route and organization; to rescue the legal outline of protection for immigrants in Brazil, identifying legal regulations and mapping the educational services offered in the city of Londrina, as well as identifying with Haitian immigrants and those legal responsible for providing the service the educational prospects in the current country of residence We used as a methodology documentary research, focused on the analysis of the policy cycle approach, using the contexts of the method for the reading of laws, resolution, regulations, governmental guidelines among others, which suggest a information outline for the later analysis of the empirical reality identified, the bibliographical research with the intention of carrying out a studies and authors survey that has been discussing the subject matter of this work and field research as a qualitative approach, guided by the semi-structured interview, using previously established questions and open conversations directed to six immigrants Haitians and two educational services representatives offered In answer to the questions that permeated this discussion, we identified that the neoliberal ideology naturalized the working class the responsibility for its survival, reinforcing the migratory illusion generated by globalization and the international labor division, intensifying the vulnerability of these people The state has the offer of social minimums, especially the most disadvantaged, with compensatory policies that guarantee them the minimum human dignity We conclude that the State, as provider of public policies, responds to the emerging demands with broader offer of educational policies that answer the specificities of the immigrant person, and the organized civil society hás the role of discussing and articulating among the institutional bodies the guarantee of human rights fundamentalCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Ruiz, Maria José FerreiraDeitos, Roberto AntônioGalli, Nelma dos Santos Assunção2024-05-01T14:45:59Z2024-05-01T14:45:59Z2018.0014.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15203porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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