As intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na educação de jovens e adultos (EJA) : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antoine, Dominique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16249
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como centralidade a questão da educação no contexto dos fluxos migratórios, problematizando o direito à educação dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, particularmente no município de Cambé, PR O estudo pretende desvelar o percurso dos imigrantes, desde a suas vivências socioculturais nas escolas do Haiti, passando pelo deslocamento ao Brasil até sua a inserção na educação básica, via modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) O objetivo é analisar as intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na EJA, quando buscam essa modalidade de educação gratuita no Brasil Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como amostra intencional os migrantes haitianos na EJA, em duas instituições: Escola Municipal Padre Symphoriano e CEEBJA Professora Maria do Carmo Bocati, localizadas em Cambé, PR No desenvolvimento da pesquisa foram estabelecidos procedimentos metodológicos organizados em três momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, aplicado aos educandos haitianos, sendo precedido pela observação não participante nas duas escolas e observação participante do pesquisador nas duas igrejas evangélicas haitianas nesta mesma municipalidade, frequentadas pelos sujeitos Os resultados obtidos evidenciam que as motivações iniciais dos educandos haitianos para ingresso na EJA são: falar a língua portuguesa, ser um filósofo (concluir o ensino médio na cultura popular haitiana), ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita A pesquisa possibilitou a identificação de dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem do português, com foco na inserção no mercado de trabalho, e os que vivem há mais tempo no Brasil e aspiram concluir o ensino médio, para ingresso no ensino superior, objetivando uma ascensão social neste país
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documentary survey and field research Datas were collected through interviews, with a semi-structured scripts applied to Haitian students, which was preceded by non-participant observation in both schools and participant observation by the researcher in the two Haitian evangelical churches in this same municipality attended by the subjects The results obtained show that the initial motivations of Haitian students to enter in youth and adult education are: to speak Portuguese, be a philosopher (complete high school in Haitian culture), have an international degree and study at a free school The research enabled the identification of two profiles of these students in the youth and adult education; newcomers to Brazil, who seek Portuguese lessons with a focus on insertion in the labor market and those who live longer in Brazil and aspire to complete high school, to enter higher education and aiming at a social ascension in this countryAmaral, Wagner Roberto do [Orientador]Zanetti, Maria AparecidaRocha, Andréa PiresAntoine, Dominique2024-05-01T15:04:13Z2024-05-01T15:04:13Z2020.0016.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16249porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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