A crítica ao eruditismo no jovem Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Felipe Luiz Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13585
Resumo: Resumo: A presente Dissertação trata do problema do eruditismo no jovem Nietzsche, a partir das obras: O nascimento da tragédia, II Consideração Intempestiva, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino e III Consideração Intempestiva Busca-se analisar em que medida essa temática se insere em um quadro mais amplo, a saber, da própria formação do humano e de seus ideais culturais Diante disso, a Dissertação divide-se em três momentos: 1° Abordagem d’O nascimento da tragédia, com ênfase nas interpretações de Nietzsche sobre a Grécia, Apolo e Dionísio, as tragédias e sua crítica à racionalidade (cientificismo) socrática (euripidiana), demonstrando que essas abordagens são anti-eruditistas; 2° Análise da II Intempestiva, com foco especial para os prejuízos da história para a vida, na medida em que esta pode se tornar mera fonte de eruditismo; 3° Investigação das obras Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino e III Intempestiva, no que concerne às temáticas: importância e obediência que deve ser dada aos clássicos (uma formação genuína não os trata apenas como fonte de eruditismo), o problema do eruditismo e os problemas e dilemas da filosofia universitária Assim, busca-se compreender em que medida Nietzsche tem um projeto educacional que suprime o projeto eruditista, valorizando as vivências dos estudantes, e não apenas a ciência
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