Projeto Londrina Global : currículo e representações sociais dos professores de inglês para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Rafaeli Constantino Valêncio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13146
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações sociais que emergem do discurso de professores/as de inglês para crianças participantes do Projeto Londrina Global a respeito do currículo e as relações estabelecidas pelos professores entre material didático e currículo Essas discussões ocorrem nos encontros de formação continuada dos professores Nessas formações os/as professores/as analisam e produzem material didático, sendo este um processo autoral de produção de currículo que ocorre em práticas As reflexões e as decisões tomadas pelo grupo acerca do currículo se dão em meio a contradições, questionamentos, desafios e negociações a partir dos quais pode-se melhor compreender os sentidos atribuídos as suas práticas curriculares Os dados foram obtidos a partir das transcrições de gravações de áudio dos encontros de formação continuada ao longo de 216, 217 e foram analisados com base nos estudos das metáforas e da TRS –Teoria das Representações Sociais (Lakoff e Johnson (22); Zanotto (22); Lima, (23); Araújo (23); Carvalho (24); Sardinha (27); Resende (29); Lima (21); Veneza (21); Fairclough (21); Gil (211); Musolff (212); Mateus (213); Arena e Miller (211); Santos (211); Cavalcante (216) O referencial teórico que orienta este estudo encontra-se nos estudos sobre currículo e nas teorias curriculares (Lopes et al (24); Silva (1999); Silva (23); Macedo (211); Arroyo (211); Lopes; Macedo (211), (213); Sacristan (213) e nas discussões sobre professores como intelectuais (Giroux (1997); Muñoz (213); Alves (22) Os resultados indicam que as representações sociais dos professores são um processo para atribuição de sentidos em discutir o currículo e a produção de material didático As representações sociais dos professores sobre currículo são: currículo como bem de consumo e resultado, currículo como prática e ação e currículo como caminho, trajetória e percurso
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Zanotto (22); Lima (23); Araújo (23); Carvalho (24); Sardinha (27); Resende (29); Lima (21); Veneza (21); Fairclough (21); Gil (211); Musolff (212); Mateus (213); Arena e Miller (211); Santos (211); Cavalcante (216) The theoretical framework that guides this study is found in studies on curriculum and curriculum theories (Lopes et al (24); Silva (1999); Silva, (23); Macedo (211); Arroyo (211); Lopes; Macedo (211), (213); Maia (213); Sacristan (213) and in the discussions and the constitution of teachers as intellectuals (Giroux (1997); Muñoz (213); Alves (22) The results indicate that for the understanding of teachers' social representations is a process for assigning meanings to discussing the curriculum and that the didactic material by teachers and the results were: curriculum as a consumer goods and result, curriculum as practices and action, and curriculum as way, trajectory, and routeMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoTonelli, Juliana Reichert AssunçãoPeres, Rafaeli Constantino Valêncio2024-05-01T14:08:07Z2024-05-01T14:08:07Z2018.0028.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13146porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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