Formadores de professores de inglês : práxis de planejamento como locus de construções conceituais curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Ana Paula Trevisani
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10103
Resumo: Resumo: O presente estudo representa contribuição aos Estudos da Linguagem com foco em formadores de professores de Inglês como Língua Adicional Em particular, aborda “currículo” como tema da pesquisa motivado por leituras acerca do fenômeno “currículo”, de linha pós-crítica, e pela possibilidade de (re)contextualizar ou (re)significar estudos curriculares ao lócus investigativo de Ensino e Aprendizagem de Línguas Recentemente, mudanças nas políticas educacionais para a formação inicial de professores incidem diretamente no contexto da Instituição Estadual de Ensino Superior (IEES) em que atuo como formadora de professores de inglês Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Graduação da IEES instalou um Programa de Reestruturação Curricular, o qual pretendi estudar com enfoque no Curso de Letras Inglês de um de seus campi O objetivo geral da pesquisa foi investigar a reestruturação curricular do Curso de Letras Inglês com foco em construções conceituais coletivas por seus formadores Os objetivos específicos foram três: 1) (re)conhecer, em relatos individuais e em discussões entre as formadoras participantes, visões acerca de sua própria formação e acerca do curso em que atuam; 2) relacionar expectativas das participantes para o curso e os direcionamentos trazidos por políticas de reestruturação; e 3) discutir construções de sentido (significações) nas interações das participantes por ocasião do Processo de Reestruturação Curricular do curso em foco Participaram do estudo professoras efetivas do corpo docente do curso envolvidas no Programa de Reestruturação Curricular (quatro professores, incluindo a pesquisadora) Dados primários foram gerados por meio de respostas a questionários (por escrito), discussões em reuniões de colegiado e com as participantes (gravadas em áudio e transcritas) Dados secundários consistiram em documentos oficiais que regulam o processo de reestruturação, bem como documentos resultantes deste processo, tais como relatórios e atas Conduzi a análise utilizando método dedutivo/indutivo que envolve tematização e categorização dos dados, revisão por pares e revisão por participantes (SALDAÑA, 216) Resultados contribuem à tese que defende acepção mais abrangente de currículo na área do estudo, a qual o define como aquilo que advém da fluidez linguística, dos recursos didático-pedagógicos e do encontro (choque) cultural e consequente (re)constituição do indivíduo que se apropria (ou não) da língua inglesa Contribui também à afirmação de que planejamento curricular docente e coletivo, desde que sob autoria dos próprios docentes a implementá-lo, é curricularizar; portanto é dimensão que integra e complementa a atitude curricular; empodera o colegiado docente ao compreender que seu papel envolve fundamentalmente parcela da autoria sobre a produção das políticas curriculares que os regem, sobretudo porque tais políticas direcionam e fortalecem suas subsequentes práticas de sala de aula, neste caso, de formação de professores de inglês
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2) relacionar expectativas das participantes para o curso e os direcionamentos trazidos por políticas de reestruturação; e 3) discutir construções de sentido (significações) nas interações das participantes por ocasião do Processo de Reestruturação Curricular do curso em foco Participaram do estudo professoras efetivas do corpo docente do curso envolvidas no Programa de Reestruturação Curricular (quatro professores, incluindo a pesquisadora) Dados primários foram gerados por meio de respostas a questionários (por escrito), discussões em reuniões de colegiado e com as participantes (gravadas em áudio e transcritas) Dados secundários consistiram em documentos oficiais que regulam o processo de reestruturação, bem como documentos resultantes deste processo, tais como relatórios e atas Conduzi a análise utilizando método dedutivo/indutivo que envolve tematização e categorização dos dados, revisão por pares e revisão por participantes (SALDAÑA, 216) Resultados contribuem à tese que defende acepção mais abrangente de currículo na área do estudo, a qual o define como aquilo que advém da fluidez linguística, dos recursos didático-pedagógicos e do encontro (choque) cultural e consequente (re)constituição do indivíduo que se apropria (ou não) da língua inglesa Contribui também à afirmação de que planejamento curricular docente e coletivo, desde que sob autoria dos próprios docentes a implementá-lo, é curricularizar; portanto é dimensão que integra e complementa a atitude curricular; empodera o colegiado docente ao compreender que seu papel envolve fundamentalmente parcela da autoria sobre a produção das políticas curriculares que os regem, sobretudo porque tais políticas direcionam e fortalecem suas subsequentes práticas de sala de aula, neste caso, de formação de professores de inglêsTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aimed to contribute to the area of Language studies focused on teacher educators of English as an Additional Language The theme “curriculum” is due to the researcher’s contact with literature on this phenomenon, from a post-critical perspective, and also due to an envisioned possibility of (re)contextualizing or (re)signifying curricular studies as an investigation niche for the teaching and learning of languages in Brazil Recent changes in educational policies for undergraduate courses of teacher development has directly affected the context of Public Institutions of Higher Education (IEES), specially the one I work in as an English teacher educator In this particular context, the undergraduate division of our IEES established a curricular restructuring program, which I decided to investigate aiming at the English teacher development course where I work The research main objective was to investigate the curricular restructuring of the English undergraduate course focused on conceptual curricular constructions by the professors that constitute the tenured board Specific goals were three: 1) by means of individual reports and discussions conducted by the participant professors, teacher development their views about their own English teaching development process as well as their views on the constitution process and actual status of the course where they work for now; 2) relate their expectations for the course with reference to the restructuring program with directions brought by restructuring policies; and 3) discuss meaning constructions in participants’ interactions for the purposes of the restructuring program Four professors participated in the study They represented the whole tenured board collegiate, including this researcher) Primary data were generated by means of written questionnaires, discussions conducted both for the purposes of this study and for restructuring meetings purposes (all audio recorded and transcribed) Secondary data consisted of official documents that regulate the restructuring process, as well as documents produced as an outcome of the program, such as reports and minutes I conducted the analysis using deductive-inductive interpretation method; one that involves que involves theming and categorizing data; peer review and participant review (SALDAÑA, 216) Results contributed to the thesis that argues for a broader approach of curriculum in Applied Linguistics in Brazil, one that defines it as an outcome of linguistic fluidity, of didactic and pedagogical resources and of cultural encounters and the consequent (re)constitution of the individual who appropriated (or not) the English Language It also allowed the assertion that the act of curricular planning by a collegiate as an integrated group consists of currere; therefore it is complementary dimension to integrate the so called curricular attitude; it empowers the collegiate in understanding that their role fundamentally involves a parcel of authorship over the curricular policy-making they are submitted to, especially because such policy direct and strengthen subsequent classroom practices, in this case, for English teaching educationCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Duboc, Ana Paula MartinezRetorta, MiriamTonelli, Juliana Reichert AssunçãoFurtoso, Viviane Aparecida BagioBarreto, Ana Paula Trevisani2024-05-01T12:14:20Z2024-05-01T12:14:20Z2020.0014.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10103porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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