Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Rúbia Renata das Neves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8673
Resumo: Resumo: Esta tese se vincula à linha de pesquisa 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo 2 – História, Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Teve como objetivo geral compreender e analisar as leituras realizadas pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a cidade em que vivem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa no campo metodológico da pesquisa-ação e se deu a partir de um projeto de estudo sobre um quadrilátero central da cidade de Londrina, Paraná, local em que foram realizados os passeios O estudo empírico acompanhou um grupo de 26 crianças que durante o ano de 217 estavam no primeiro ano, 218 no segundo ano e 219 no terceiro ano em uma escola da rede municipal, localizada na área central da cidade Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos produzidos pelas crianças durante as intervenções, produções escritas, fotografias, rodas de conversas tanto em sala de aula como as que aconteceram durante visitas aos locais selecionados e observações realizadas durante os passeios A pesquisa procura trazer a complexificação da tríade cidade – criança – escola, e em vista disso demandou um referencial interdisciplinar Para discutir a cidade ancoramos o estudo em Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda e Pagés (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) e outros Para analisar a condição da (s) criança (s) contemporânea apoiamo-nos na Sociologia da Infância (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout e James (199, 24); e outros A análise dados levantados junto as crianças mostram que a leitura que elas fazem da cidade ao ingressarem no Ensino Fundamental, traz as marcas da vida familiar, conhecem a cidade, a partir de quatro eixos: família, espaços de lazer, (identificados em espaços públicos e espaços privados), consumo e apropriação do espaço público Os resultados revelam que no movimento didático de exploração e estudo da materialidade da cidade, as crianças conseguem transitar pelas diferentes temporalidades, estabelecendo relações entre passado, presente e futuro, percebidas em suas narrativas que têm como referente experiências pela cidade A inserção das crianças nos espaços públicos permitiu que a dimensão humana presente na cidade, a diversidade de vidas e os tensionamentos que essa presença envolve fossem problematizadas a partir de sua complexidade e refletidas com o grupo, contribuindo para a compreensão dos problemas urbanos contemporâneos
id UEL_016e0a00006cb667377d2fa67cf13233
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8673
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as criançasCriançasEducaçãoEstratégias de aprendizagemMotivação na educaçãoExperiênciaChildrenLearning strategiesMotivation in educationExperienceEducation - BrazilResumo: Esta tese se vincula à linha de pesquisa 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo 2 – História, Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Teve como objetivo geral compreender e analisar as leituras realizadas pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a cidade em que vivem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa no campo metodológico da pesquisa-ação e se deu a partir de um projeto de estudo sobre um quadrilátero central da cidade de Londrina, Paraná, local em que foram realizados os passeios O estudo empírico acompanhou um grupo de 26 crianças que durante o ano de 217 estavam no primeiro ano, 218 no segundo ano e 219 no terceiro ano em uma escola da rede municipal, localizada na área central da cidade Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos produzidos pelas crianças durante as intervenções, produções escritas, fotografias, rodas de conversas tanto em sala de aula como as que aconteceram durante visitas aos locais selecionados e observações realizadas durante os passeios A pesquisa procura trazer a complexificação da tríade cidade – criança – escola, e em vista disso demandou um referencial interdisciplinar Para discutir a cidade ancoramos o estudo em Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda e Pagés (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) e outros Para analisar a condição da (s) criança (s) contemporânea apoiamo-nos na Sociologia da Infância (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout e James (199, 24); e outros A análise dados levantados junto as crianças mostram que a leitura que elas fazem da cidade ao ingressarem no Ensino Fundamental, traz as marcas da vida familiar, conhecem a cidade, a partir de quatro eixos: família, espaços de lazer, (identificados em espaços públicos e espaços privados), consumo e apropriação do espaço público Os resultados revelam que no movimento didático de exploração e estudo da materialidade da cidade, as crianças conseguem transitar pelas diferentes temporalidades, estabelecendo relações entre passado, presente e futuro, percebidas em suas narrativas que têm como referente experiências pela cidade A inserção das crianças nos espaços públicos permitiu que a dimensão humana presente na cidade, a diversidade de vidas e os tensionamentos que essa presença envolve fossem problematizadas a partir de sua complexidade e refletidas com o grupo, contribuindo para a compreensão dos problemas urbanos contemporâneosTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This thesis is linked to research line 1 – Philosophical, Historical, Political and Cultural Perspectives on Education, core 2 – History, Culture, School and Teaching, of the Postgraduate Program in Education at the State University of Londrina Its general objective was to understand and analyze the readings carried out by children in the first years of Elementary School about the city in which they live This is a qualitative approach in the methodological field of action research and was based on a study project on a central quadrangle in the city of Londrina, where the tours were carried out The empirical study followed a group of 26 children who during the year 217 were in the first year, 218 in the second year and 219 in the third year in a municipal school, located in the central area of the city The data collection instruments were drawings produced by the children during the interventions, written productions, photographs, conversation circles both in the classroom and those that took place during visits to selected places and observations made during the tours The research seeks to bring the complexification of the city – child – school triad, and in view of this, it demanded an interdisciplinary reference To discuss the city, we anchored the study in Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda and Pages (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) and others To analyze the condition of contemporary child(ren) we rely on the Sociology of Childhood (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout and James (199, 24); and others From an analysis of the first data collected together, they show that the reading they make of the city when they enter elementary school, brings the marks of family life, they know the city, along four axes: family, spaces of public spaces and spaces private), consumption and public appropriation To analyze the condition of contemporary child(ren) we rely on the Sociology of Childhood (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout and James (199, 24); and others From an analysis of the first data collected together, they show that the reading they make of the city when they enter elementary school, brings the marks of family life, they know the city, along four axes: family, spaces of public spaces and spaces private), consumption and public appropriation The analysis of the first data collected from the children shows that the reading they make of the city when they enter elementary school, brings the marks of family life, they know the city, from four axes: family, leisure spaces, (identified in public spaces and private spaces), consumption and appropriation of public space The results reveal that in the didactic movement of exploration and study of the materiality of the city, children are able to transit through different temporalities, establishing relationships between past, present and future, perceived in their narratives that have experiences around the city as a reference The inclusion of children in public spaces allowed the human dimension present in the city, the diversity of lives and the tensions that this presence involves to be problematized from their complexity and reflected, contributing to the understanding of contemporary urban problemsOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Siman, Lana Mara de CastroTavares, Maria Tereza GoudardOliveira, Francismara Neves deMagalhães, CassianaGonzaga, Rúbia Renata das Neves2024-05-01T11:39:39Z2024-05-01T11:39:39Z2022.0018.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8673porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
title Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
spellingShingle Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
Gonzaga, Rúbia Renata das Neves
Crianças
Educação
Estratégias de aprendizagem
Motivação na educação
Experiência
Children
Learning strategies
Motivation in education
Experience
Education - Brazil
title_short Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
title_full Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
title_fullStr Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
title_full_unstemmed Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
title_sort Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
author Gonzaga, Rúbia Renata das Neves
author_facet Gonzaga, Rúbia Renata das Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Siman, Lana Mara de Castro
Tavares, Maria Tereza Goudard
Oliveira, Francismara Neves de
Magalhães, Cassiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Rúbia Renata das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação
Estratégias de aprendizagem
Motivação na educação
Experiência
Children
Learning strategies
Motivation in education
Experience
Education - Brazil
topic Crianças
Educação
Estratégias de aprendizagem
Motivação na educação
Experiência
Children
Learning strategies
Motivation in education
Experience
Education - Brazil
description Resumo: Esta tese se vincula à linha de pesquisa 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo 2 – História, Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Teve como objetivo geral compreender e analisar as leituras realizadas pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a cidade em que vivem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa no campo metodológico da pesquisa-ação e se deu a partir de um projeto de estudo sobre um quadrilátero central da cidade de Londrina, Paraná, local em que foram realizados os passeios O estudo empírico acompanhou um grupo de 26 crianças que durante o ano de 217 estavam no primeiro ano, 218 no segundo ano e 219 no terceiro ano em uma escola da rede municipal, localizada na área central da cidade Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos produzidos pelas crianças durante as intervenções, produções escritas, fotografias, rodas de conversas tanto em sala de aula como as que aconteceram durante visitas aos locais selecionados e observações realizadas durante os passeios A pesquisa procura trazer a complexificação da tríade cidade – criança – escola, e em vista disso demandou um referencial interdisciplinar Para discutir a cidade ancoramos o estudo em Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda e Pagés (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) e outros Para analisar a condição da (s) criança (s) contemporânea apoiamo-nos na Sociologia da Infância (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout e James (199, 24); e outros A análise dados levantados junto as crianças mostram que a leitura que elas fazem da cidade ao ingressarem no Ensino Fundamental, traz as marcas da vida familiar, conhecem a cidade, a partir de quatro eixos: família, espaços de lazer, (identificados em espaços públicos e espaços privados), consumo e apropriação do espaço público Os resultados revelam que no movimento didático de exploração e estudo da materialidade da cidade, as crianças conseguem transitar pelas diferentes temporalidades, estabelecendo relações entre passado, presente e futuro, percebidas em suas narrativas que têm como referente experiências pela cidade A inserção das crianças nos espaços públicos permitiu que a dimensão humana presente na cidade, a diversidade de vidas e os tensionamentos que essa presença envolve fossem problematizadas a partir de sua complexidade e refletidas com o grupo, contribuindo para a compreensão dos problemas urbanos contemporâneos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.02.2022
2022.00
2024-05-01T11:39:39Z
2024-05-01T11:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8673
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823242176692224