Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129 |
Resumo: | Resumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada) |
id |
UEL_01e0171d8c7ddae7657e068e1255d223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10129 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetesEducação sanitáriaSaúde escolarProfessoresFormaçãoDiabetesHealth educationHealth and hygieneTeacher trainingDiabetesSchool childrenResumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada)Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: At present one of the recurring tasks is related to the eating habits of human beings Inadequate diet, coupled with a sedentary lifestyle, has been a long-term illness, including diabetes Education for health and diabetes care is essential, however, it is necessary for educators to acquire the domains of their own teacher training, so that they can have access to education as specific goals These considerations, this work as an investigative intention as conceptions and pedagogical practices of educators in relation to Health Education, about self-care in DiabetesFor this, initially, it elaborated a questionnaire and a semi-structured interview, on the subject, that was next to a group of researchers of Basic Education, in the city of Altamira – PA The results were analyzed by Content Analysis, proposed by Laurence Bardin Results and non-referential results theoretical area – Tardif (teacher knowledge) and Paulo Freire (liberating education) –, a moment of teaching was elaborated, called Sensitization and Pedagogical Mobilization for Health Education (SeMoPES) SeMoPES aimed to awaken and motivate students to seek autonomy and criticality in health promotion The SeMoPES took place in the city of Altamira – PA, with duration of 8 hours and with the participation of thirty – four educators from the state and municipal network from various disciplines When analyzing the results obtained in the SeMoPES, the evaluation moments can infer that the SeMoPES is a pertinent proposal for the segregation in health, in the teacher training, as well as, affirms the need to propagate new strategies and that the subject is addressed in the training educators (initial and continuing)Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Oliveira, Vera Lúcia Bahl deCarvalho, Graça Simões deSilva, Lenice H. de ArrudaAndrade, Mariana A. B. Soares deSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro da2024-05-01T12:14:39Z2024-05-01T12:14:39Z2018.0027.07.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
title |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
spellingShingle |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da Educação sanitária Saúde escolar Professores Formação Diabetes Health education Health and hygiene Teacher training Diabetes School children |
title_short |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
title_full |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
title_fullStr |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
title_sort |
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes |
author |
Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Oliveira, Vera Lúcia Bahl de Carvalho, Graça Simões de Silva, Lenice H. de Arruda Andrade, Mariana A. B. Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sanitária Saúde escolar Professores Formação Diabetes Health education Health and hygiene Teacher training Diabetes School children |
topic |
Educação sanitária Saúde escolar Professores Formação Diabetes Health education Health and hygiene Teacher training Diabetes School children |
description |
Resumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018.00 2024-05-01T12:14:39Z 2024-05-01T12:14:39Z 27.07.2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823272938766336 |