Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129
Resumo: Resumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada)
id UEL_01e0171d8c7ddae7657e068e1255d223
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10129
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetesEducação sanitáriaSaúde escolarProfessoresFormaçãoDiabetesHealth educationHealth and hygieneTeacher trainingDiabetesSchool childrenResumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada)Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: At present one of the recurring tasks is related to the eating habits of human beings Inadequate diet, coupled with a sedentary lifestyle, has been a long-term illness, including diabetes Education for health and diabetes care is essential, however, it is necessary for educators to acquire the domains of their own teacher training, so that they can have access to education as specific goals These considerations, this work as an investigative intention as conceptions and pedagogical practices of educators in relation to Health Education, about self-care in DiabetesFor this, initially, it elaborated a questionnaire and a semi-structured interview, on the subject, that was next to a group of researchers of Basic Education, in the city of Altamira – PA The results were analyzed by Content Analysis, proposed by Laurence Bardin Results and non-referential results theoretical area – Tardif (teacher knowledge) and Paulo Freire (liberating education) –, a moment of teaching was elaborated, called Sensitization and Pedagogical Mobilization for Health Education (SeMoPES) SeMoPES aimed to awaken and motivate students to seek autonomy and criticality in health promotion The SeMoPES took place in the city of Altamira – PA, with duration of 8 hours and with the participation of thirty – four educators from the state and municipal network from various disciplines When analyzing the results obtained in the SeMoPES, the evaluation moments can infer that the SeMoPES is a pertinent proposal for the segregation in health, in the teacher training, as well as, affirms the need to propagate new strategies and that the subject is addressed in the training educators (initial and continuing)Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Oliveira, Vera Lúcia Bahl deCarvalho, Graça Simões deSilva, Lenice H. de ArrudaAndrade, Mariana A. B. Soares deSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro da2024-05-01T12:14:39Z2024-05-01T12:14:39Z2018.0027.07.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
title Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
spellingShingle Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
Educação sanitária
Saúde escolar
Professores
Formação
Diabetes
Health education
Health and hygiene
Teacher training
Diabetes
School children
title_short Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
title_full Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
title_fullStr Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
title_full_unstemmed Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
title_sort Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes
author Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
author_facet Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
Carvalho, Graça Simões de
Silva, Lenice H. de Arruda
Andrade, Mariana A. B. Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sanitária
Saúde escolar
Professores
Formação
Diabetes
Health education
Health and hygiene
Teacher training
Diabetes
School children
topic Educação sanitária
Saúde escolar
Professores
Formação
Diabetes
Health education
Health and hygiene
Teacher training
Diabetes
School children
description Resumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T12:14:39Z
2024-05-01T12:14:39Z
27.07.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272938766336