A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres |
id |
UEL_022555b8b41a3c1f33cb8137f559b7b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9994 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativaBiologia (Ensino médio)BiologiaAprendizagemBiologiaLudicidadeBiology - Study and teachingBiology - Learning processResumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeresDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research has aimed to investigate the role of playfulness in the teachings of biology to high-school students, analyzing the learning of public school students from Londrina concerning the use of playful strategies The research presents a qualitative approach related to a population of 65 students For data collection, open question questionnaires to assess previous knowledge and subsensed concepts, playful practices for instruction, acquiring and learning of chosen subjects, semi-structured group interview and filming were used Its objective is to promote the affirmation of playfulness as a learning strategy for the teaching of Biology in high-school when aiming significative learning The theoretical grounding of significant learning and playfulness theories are presented initially In such item, the discussion over the various concepts found in literature was prioritized; also, a categorization of strategies and approaches to playful activities in the learning process was elaborated The results obtained from the application of such activities in the subject of biology to public high-school students from Londrina, PR are presented in the section It has been concluded that learning and teaching through playfulness enables loads of relationship possibilities as well as discovery and appropriation of new knowledge and actionsSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesKishimoto, Tizuko MorchidaCabrera, Waldirléia Baragatti2024-05-01T12:13:13Z2024-05-01T12:13:13Z2007.0016.02.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9994Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
title |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa Cabrera, Waldirléia Baragatti Biologia (Ensino médio) Biologia Aprendizagem Biologia Ludicidade Biology - Study and teaching Biology - Learning process |
title_short |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
title_full |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
title_sort |
A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa |
author |
Cabrera, Waldirléia Baragatti |
author_facet |
Cabrera, Waldirléia Baragatti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Batista, Irinéa de Lourdes Kishimoto, Tizuko Morchida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrera, Waldirléia Baragatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia (Ensino médio) Biologia Aprendizagem Biologia Ludicidade Biology - Study and teaching Biology - Learning process |
topic |
Biologia (Ensino médio) Biologia Aprendizagem Biologia Ludicidade Biology - Study and teaching Biology - Learning process |
description |
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
16.02.2007 2007.00 2024-05-01T12:13:13Z 2024-05-01T12:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823305681600512 |