A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrera, Waldirléia Baragatti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994
Resumo: Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres
id UEL_022555b8b41a3c1f33cb8137f559b7b1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9994
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativaBiologia (Ensino médio)BiologiaAprendizagemBiologiaLudicidadeBiology - Study and teachingBiology - Learning processResumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeresDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research has aimed to investigate the role of playfulness in the teachings of biology to high-school students, analyzing the learning of public school students from Londrina concerning the use of playful strategies The research presents a qualitative approach related to a population of 65 students For data collection, open question questionnaires to assess previous knowledge and subsensed concepts, playful practices for instruction, acquiring and learning of chosen subjects, semi-structured group interview and filming were used Its objective is to promote the affirmation of playfulness as a learning strategy for the teaching of Biology in high-school when aiming significative learning The theoretical grounding of significant learning and playfulness theories are presented initially In such item, the discussion over the various concepts found in literature was prioritized; also, a categorization of strategies and approaches to playful activities in the learning process was elaborated The results obtained from the application of such activities in the subject of biology to public high-school students from Londrina, PR are presented in the section It has been concluded that learning and teaching through playfulness enables loads of relationship possibilities as well as discovery and appropriation of new knowledge and actionsSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesKishimoto, Tizuko MorchidaCabrera, Waldirléia Baragatti2024-05-01T12:13:13Z2024-05-01T12:13:13Z2007.0016.02.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9994Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
spellingShingle A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
Cabrera, Waldirléia Baragatti
Biologia (Ensino médio)
Biologia
Aprendizagem
Biologia
Ludicidade
Biology - Study and teaching
Biology - Learning process
title_short A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_full A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_fullStr A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
title_sort A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia : contibuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa
author Cabrera, Waldirléia Baragatti
author_facet Cabrera, Waldirléia Baragatti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Batista, Irinéa de Lourdes
Kishimoto, Tizuko Morchida
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrera, Waldirléia Baragatti
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia (Ensino médio)
Biologia
Aprendizagem
Biologia
Ludicidade
Biology - Study and teaching
Biology - Learning process
topic Biologia (Ensino médio)
Biologia
Aprendizagem
Biologia
Ludicidade
Biology - Study and teaching
Biology - Learning process
description Resumo: Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à aplicação de estratégias lúdicas A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma população de 65 alunos Para a coleta dos dados utilizouse de questionários com questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem Tem como objetivo promover a afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no nível médio em busca de uma aprendizagem significativa São inicialmente apresentados os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico Nesse item, foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das atividades lúdicas no processo de aprendizagem Em seguida, discutimos os resultados obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina - PR Concluímos que aprender e ensinar brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.02.2007
2007.00
2024-05-01T12:13:13Z
2024-05-01T12:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823305681600512