Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moryama, Nayara
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14432
Resumo: Resumo: Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD) Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (212), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docente
id UEL_b0752937583018b4104e31f6f08f1100
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14432
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docenteBiologiaBolsas de pesquisaBiologiaFormação de professoresProfessoresBiologyBiologyBiologyTeachers - Occupational trainingStudy and teachingResearch grantsTeacher trainingResumo: Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD) Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (212), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docenteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: We present in this research a characterization of learning for teaching in a subgroup from Institutional Scholarship Program to Encourage Teaching (PIBID) in Biology graduation course For that search we have the focuses of learning for teaching (FAD) as an instrument analysis The teacher’s learning is a much studied field, and a lot of papers has shown that sometimes teachers are not being trained accordingly nor receiving enough preparing in the initial formation to face the current reality of public school PIBID is in this context that calls for changes and reflection The PIBID subproject from Biology graduation course is the target of our research The FAD were proposed by Arruda, Passos and Fregolente (212) from an analogy with the strands of scientific learning Those focuses consider that learning for teaching happens in 5 focuses interconnected The aspects to be taken into account in learning for teaching combine features like interesting in teaching, practical knowledge of teaching, reflection on teaching, participation in a teacher’s community and teacher identity From this search we can say that according to the FAD this student teachers are learning how to be a teacher by the participation on PIBID We verified that the program are promoting a situation of continued formation for the supervisors even though that was not the main goal of the program The supervisors in this context learned how to orientate the student teachers Considering the three communities of practice that our subjects participate we can say that for them PIBID contributed stimulating the development of interest in teaching and promoting the knowledge in cases related in teaching practiceArruda, Sergio de Mello [Orientador]Maistro, Virginia Iara de AndradePassos, Marinez MeneghelloMoryama, Nayara2024-05-01T14:31:13Z2024-05-01T14:31:13Z2013.0003.12.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14432porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
title Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
spellingShingle Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
Moryama, Nayara
Biologia
Bolsas de pesquisa
Biologia
Formação de professores
Professores
Biology
Biology
Biology
Teachers - Occupational training
Study and teaching
Research grants
Teacher training
title_short Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
title_full Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
title_fullStr Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
title_sort Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
author Moryama, Nayara
author_facet Moryama, Nayara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Maistro, Virginia Iara de Andrade
Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.author.fl_str_mv Moryama, Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Bolsas de pesquisa
Biologia
Formação de professores
Professores
Biology
Biology
Biology
Teachers - Occupational training
Study and teaching
Research grants
Teacher training
topic Biologia
Bolsas de pesquisa
Biologia
Formação de professores
Professores
Biology
Biology
Biology
Teachers - Occupational training
Study and teaching
Research grants
Teacher training
description Resumo: Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD) Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (212), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.12.2013
2013.00
2024-05-01T14:31:13Z
2024-05-01T14:31:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14432
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294232199168