O Pronatec enquanto política de qualificação profissional : uma análise do desenvolvimento no Instituto Federal de Educação de Londrina - Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15676 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), núcleo de Políticas Educacionais Pretende-se analisar a implementação do Pronatec no Instituto Federal de Londrina (IF), tendo como objetivos específicos: analisar os dispositivos legais que orientam as ações do Pronatec; investigar a oferta dos cursos do Pronatec no Instituto Federal de Londrina; e discuti-lo enquanto política de qualificação para o trabalho O problema que norteou este trabalho foi: como se dá a realização do Pronatec no âmbito do Instituto Federal de Londrina? Esta pesquisa justifica-se por apresentar o levantamento de estudos sobre a política de educação profissional em relação ao Pronatec no Instituto Federal de Londrina, explicitando as perspectivas de constituição, avanços e desafios no interior deste, bem como trazer os elementos necessários à compreensão do papel do Trabalho e da Educação Profissional na sociedade Pautada no materialismo histórico dialético, a pesquisa utilizou-se de dados empíricos, discussão bibliográfica, análise de documentos e entrevista semiestruturada com servidores do IF Como resultados, o Pronatec no Instituto Federal de Educação de Londrina constitui-se de uma política pública que visa à oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, procurando acompanhar as necessidades de um mercado produtivo em contínua expansão e que, por conseguinte, também exige que a mão de obra a acompanhe Entretanto, nesse processo, depreende-se que, devido a aspectos burocráticos, como impasses na concessão de financiamento para a implementação, criação ou continuidade de cursos que venham a atender com mais precisão às demandas regionais das instituições, isso inviabiliza o andamento desta política no chão das instituições, assim como o trabalho dos servidores, os quais, na linha de frente de atuação, ficam impedidos de exercer suas práticas de trabalho e ratificar a política de educação profissional efetivamente Desse modo, concluímos que a política educacional do Pronatec não acompanha as possibilidades e limitações do IF de Londrina É necessário, pois, que o sentido da educação profissional em essência seja dialogado e expresso junto aos sujeitos sociais, para que se mapeie e haja a defesa da integralização das políticas públicas educacionais, fazendo o devido direcionamento e incentivo do recurso público nas instituições públicas, a fim de promover a formação profissional pública e de qualidade, direito de todo os sujeitos trabalhadores |
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O Pronatec enquanto política de qualificação profissional : uma análise do desenvolvimento no Instituto Federal de Educação de Londrina - ParanáEnsino profissionalProfessional educationResumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), núcleo de Políticas Educacionais Pretende-se analisar a implementação do Pronatec no Instituto Federal de Londrina (IF), tendo como objetivos específicos: analisar os dispositivos legais que orientam as ações do Pronatec; investigar a oferta dos cursos do Pronatec no Instituto Federal de Londrina; e discuti-lo enquanto política de qualificação para o trabalho O problema que norteou este trabalho foi: como se dá a realização do Pronatec no âmbito do Instituto Federal de Londrina? Esta pesquisa justifica-se por apresentar o levantamento de estudos sobre a política de educação profissional em relação ao Pronatec no Instituto Federal de Londrina, explicitando as perspectivas de constituição, avanços e desafios no interior deste, bem como trazer os elementos necessários à compreensão do papel do Trabalho e da Educação Profissional na sociedade Pautada no materialismo histórico dialético, a pesquisa utilizou-se de dados empíricos, discussão bibliográfica, análise de documentos e entrevista semiestruturada com servidores do IF Como resultados, o Pronatec no Instituto Federal de Educação de Londrina constitui-se de uma política pública que visa à oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, procurando acompanhar as necessidades de um mercado produtivo em contínua expansão e que, por conseguinte, também exige que a mão de obra a acompanhe Entretanto, nesse processo, depreende-se que, devido a aspectos burocráticos, como impasses na concessão de financiamento para a implementação, criação ou continuidade de cursos que venham a atender com mais precisão às demandas regionais das instituições, isso inviabiliza o andamento desta política no chão das instituições, assim como o trabalho dos servidores, os quais, na linha de frente de atuação, ficam impedidos de exercer suas práticas de trabalho e ratificar a política de educação profissional efetivamente Desse modo, concluímos que a política educacional do Pronatec não acompanha as possibilidades e limitações do IF de Londrina É necessário, pois, que o sentido da educação profissional em essência seja dialogado e expresso junto aos sujeitos sociais, para que se mapeie e haja a defesa da integralização das políticas públicas educacionais, fazendo o devido direcionamento e incentivo do recurso público nas instituições públicas, a fim de promover a formação profissional pública e de qualidade, direito de todo os sujeitos trabalhadoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research is linked to the Post-Graduation Program in Education (PPEdu) of the State University of Londrina (UEL), core of Educational Policies It is intended to analyze the implementation of Pronatec in the Federal Institute of Londrina (FI), with specific objectives: to analyze the legal devices that guide Pronatec's actions; to investigate the offer of Pronatec courses at the Federal Institute of Londrina; and discuss it as a qualification policy for work The problem that guided this work was: how does Pronatec take place within the framework of the Federal Institute of Londrina? This research is justified by the fact that the survey of studies on the professional education policy in relation to Pronatec at the Federal Institute of Londrina, explaining the perspectives of constitution, advances and challenges within the latter, as well as providing the necessary elements to the understanding of the role of Work and Professional Education in society Based on dialectical historical materialism, the research was based on empirical data, bibliographic discussion, document analysis and semi-structured interviews with the FI's servers As a result, Pronatec in the Federal Institute of Education of Londrina is a public policy that aims to offer short-term professional qualification courses, seeking to keep up with the needs of a constantly expanding productive market and, therefore, also requires labor to accompany it However, in this process, due to bureaucratic aspects such as impasses in the granting of financing for the implementation, creation or continuation of courses that more accurately respond to the regional demands of the institutions, this makes the progress of this policy on the ground of institutions impossible, as well as the work of the employees, who, in the front line of action, are prevented from exercising their work practices and ratify the policy of professional education effectively Thus, we conclude that the educational policy of Pronatec does not follow the possibilities and limitations of the Federal Institute (FI) of Londrina It is necessary, therefore, that the meaning of professional education in essence be dialogued and expressed with the social subjects, so that the education public policies can be mapped and defended, directing and encouraging the public resource in public institutions, in order to promote public vocational training and with quality, which is a right of all workersCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Lima Filho, Domingos LeiteFernandes, Tania da CostaGarcia, Sandra Regina de OliveiraNascimento, Aline Arantes do2024-05-01T14:53:55Z2024-05-01T14:53:55Z2018.0013.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15676porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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