O espírito de Yamato : o xintoísmo de Estado e o Kyôiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12810 |
Resumo: | Resumo: O xintoísmo de Estado foi um elemento central da organização social japonesa a partir da Restauração Meiji até o final da Segunda Guerra Mundial Essa religião exerceu papel decisivo na vida dos japoneses, inclusive entre aqueles que, em 198, participaram do processo migratório para o Brasil A ampla atuação do Estado xintoísta forneceu as bases para a formação de um habitus que perpassou as práticas japonesas por um longo período Tal repertório assumiu características nacionalistas, sendo chamado de Yamato damashii (espírito de Yamato), um fundamento de identificação para os japoneses Tendo em vista esse processo de formação nacionalista, buscamos discutir de que forma o xintoísmo de Estado atuou nas escolas japonesas, sugerindo a hipótese de que o mesmo conjunto de ideias que legitimou o processo imperialista esteve presente, na forma de habitus, entre os imigrantes no Brasil Propomos como recorte de análise as práticas nacionalistas que foram reproduzidas no Brasil, tendo como fonte o Edito Imperial de Educação (Kyôiku Chokugo), que foi lido nas escolas japonesas pelo menos até a década de 198, enquanto no próprio Japão o edito foi abolido após a Segunda Guerra Mundial Da perspectiva teórica, abordamos o fenômeno com base no conceito de habitus proposto por Pierre Bourdieu, em que é possível entender a interiorização das práticas com base na construção nacionalista que foi propagada em diversos setores da sociedade japonesa Entretanto, também buscamos flexibilizar esse repertório teórico tendo em vista os conceitos de apropriação, prática e representação do historiador Roger Chartier Metodologicamente, intentamos perceber pela análise do discurso como o Kyôiku Chokugo foi um objeto que materializou o nacionalismo nas escolas e legitimou um discurso oficial da nação Como resultado, sugerimos que a maneira com que o nacionalismo foi construído no Japão a partir do século XX definiu as bases de atuação para o processo imperialista e imigratório, e que no Brasil o repertório nacionalista foi ressignificado e passou a definir a própria identidade dos descendentes de japoneses |
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O espírito de Yamato : o xintoísmo de Estado e o Kyôiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980)História socialXintoísmoJaponesesBrasilJaponesesSocial historyShintoJapaneseMigrationsJapanese - BrazilResumo: O xintoísmo de Estado foi um elemento central da organização social japonesa a partir da Restauração Meiji até o final da Segunda Guerra Mundial Essa religião exerceu papel decisivo na vida dos japoneses, inclusive entre aqueles que, em 198, participaram do processo migratório para o Brasil A ampla atuação do Estado xintoísta forneceu as bases para a formação de um habitus que perpassou as práticas japonesas por um longo período Tal repertório assumiu características nacionalistas, sendo chamado de Yamato damashii (espírito de Yamato), um fundamento de identificação para os japoneses Tendo em vista esse processo de formação nacionalista, buscamos discutir de que forma o xintoísmo de Estado atuou nas escolas japonesas, sugerindo a hipótese de que o mesmo conjunto de ideias que legitimou o processo imperialista esteve presente, na forma de habitus, entre os imigrantes no Brasil Propomos como recorte de análise as práticas nacionalistas que foram reproduzidas no Brasil, tendo como fonte o Edito Imperial de Educação (Kyôiku Chokugo), que foi lido nas escolas japonesas pelo menos até a década de 198, enquanto no próprio Japão o edito foi abolido após a Segunda Guerra Mundial Da perspectiva teórica, abordamos o fenômeno com base no conceito de habitus proposto por Pierre Bourdieu, em que é possível entender a interiorização das práticas com base na construção nacionalista que foi propagada em diversos setores da sociedade japonesa Entretanto, também buscamos flexibilizar esse repertório teórico tendo em vista os conceitos de apropriação, prática e representação do historiador Roger Chartier Metodologicamente, intentamos perceber pela análise do discurso como o Kyôiku Chokugo foi um objeto que materializou o nacionalismo nas escolas e legitimou um discurso oficial da nação Como resultado, sugerimos que a maneira com que o nacionalismo foi construído no Japão a partir do século XX definiu as bases de atuação para o processo imperialista e imigratório, e que no Brasil o repertório nacionalista foi ressignificado e passou a definir a própria identidade dos descendentes de japonesesDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: State Shinto had been a central element of Japanese social organization from the Meiji Restoration to the ending of World War II It played a central role in Japanese people’s lives, including among those who, in 198, took part in the migratory process to Brazil The wide scope of the State Shinto provided the grounds for the formation of a habitus, which weighted on Japanese practices throughout a long period This repertoire assumed nationalistic characteristics had been called Yamato damashii (spirit of yamato), a foundation of identification for the Japanese Considering this process, we seek to discuss the way in which State Shinto acted on Japanese schools, providing the hypotheses that the same set of ideas which legitimized the imperialist process made itself present, in the way of habitus, among Japanese immigrants in Brazil We outline as the frame of analysis the nationalist practices reproduced in Brazil, using as source the Imperial Rescript on Education (Kyôiku Chokugo), which had been read in Japanese schools least ways up to the 198s, whereas in Japan it has been abolished right after World War II From the theoretical perspective, approach the phenomenon based on the concept of habitus proposed by Pierre Bourdieu, though which it is possible to understand the internalization of practices from the nationalist construction that was propagated in several sectors of Japanese society, however, we also seek to make this theoretical repertoire in view of the concepts of appropriation, practice and representation of the historian Roger Chartier Methodologically, we perceive by the analysis of the discourse as the Kyôiku Chokugo was an object that materialized the nationalism in the schools and legitimized an official discourse of the nation As a result, we suggest that the way in which nationalism was constructed in Japan from the twentieth century defined the basis of action for the imperialist and immigrant process, and in Brazil the nationalist repertoire was re-signified and began to define the identity of descendants of JapaneseAndré, Richard Gonçalves [Orientador]Selvatici, MonicaMori, KoichiLuiz, Leonardo Henrique2024-05-01T14:02:43Z2024-05-01T14:02:43Z2019.0011.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12810porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - 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