As facetas do empreendedorismo e o trabalho como princípio educativo na educação profissional : articulação possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Samuel Moreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9813
Resumo: Resumo: A presente Dissertação se propôs a analisar nos documentos, nos programas federais e estaduais sobre a Educação Profissional, destinados aos estudantes trabalhadores na Modalidade Subsequente, conteúdos e princípios, de forma direta ou indiretamente relacionados com a noção de empreendedorismo, a partir de uma metodologia de análise bibliográfica e documental Isso porque o empreendedorismo se mostra bastante amplo ao lançar teias sobre vários setores da vida social e econômica, mas é no campo educacional, especialmente nos currículos, programas e políticas voltadas à formação do trabalhador que consegue sua objetivação Por consequência, sua inserção nos currículos dos Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, seja como conteúdo ou como princípio, geralmente busca a formação e a qualificação de um tipo de mão de obra “empregável”, “polivalente”, mais adaptada aos ditames da modernização, da terceirização e da flexibilidade do mercado de trabalho Neste sentido, escolhemos como recorte dezenove Planos de Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, vigentes na Modalidade Subsequente, no Estado do Paraná, buscando conhecer melhor o que hipotetizamos ser concebido como um processo de hibridismo de orientações teórico-pedagógicas presente nesses planejamentos, fruto de diferentes orientações nacionais e estaduais, ora baseadas em “habilidades e competências”, tendo o empreendedorismo como um dos pressupostos, ora fundamentada na concepção de escola unitária, de formação politécnica, com base no trabalho como princípio educativo, mirando a formação crítica de um sujeito histórico integral Se estas orientações híbridas chegam até o planejamento do professor que atua nos cursos profissionais nas escolas públicas da rede estadual e estes, em sua grande maioria, sofrem os efeitos da desregulamentação e da precarização do trabalho, se faz relevante percorrer nestes estudos, por mais que tenham no Paraná suas Diretrizes da Educação Profissional com fundamentos políticos e pedagógicos bastante avançados
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The present dissertation proposed to analyze in the documents and federal and state programs on Professional Education for working students in the Subsequent Modality, contents and principles directly or indirectly related to the notion of entrepreneurship, based on a methodology of bibliographical and documentary analysis This is because entrepreneurship shows itself to be very broad in launching webs about various sectors of social and economic life, but it is in the educational field, especially in curriculum, programs and policies aimed at the formation of the worker that he achieves his objectification Consequently, their insertion in the curriculum of the Professional Technical Courses of the Brazilian Hight School, either as content or as a principle, generally seeks the formation and qualification of a type of labor forces "employable", "multipurpose", more adapted to the dictates of modernization, outsourcing and work market flexibility In this sense, we chose as a cut nineteen Plans of Professional Technical Courses of Brazilian Hight School in force in the Subsequent Modality, in the State of Paraná, seeking to know better what we hypothesized to be conceived as a hybridization process of theoretical and pedagogical orientations present in these plans, the result of different national and state orientations, now based on "skills and competences", by having entrepreneurship as one of the presuppositions, now based on the conception of unitary school, of polytechnic formation, based on work as an educational principle, targeting the critical formation of an integral historical subject If these hybrid orientations to reach the teacher planning, who works in the professional courses in the public schools of the state network and these, for the most part, suffer the effects of deregulation and the precariousness of work, if it is relevant to go through these studies, however have in Paraná Professional Education Guidelines with advanced political and pedagogical foundationsLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Wolff, SimoneSilva, Ileizi Luciana FiorelliGarcia, Sandra Regina de OliveiraWolff, Simone [Coorientadora]Pavan, Samuel Moreira2024-05-01T12:12:07Z2024-05-01T12:12:07Z2018.0029.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9813porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - 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