Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meserlian, Flávia Gabriela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15945
Resumo: Resumo: No que se refere ao ambiente escolar, especificamente se tratando do aprendizado dos alunos, percebe-se a importância de entender o que motiva este indivíduo a realizar suas atividades escolares Relacionando a motivação dos alunos em aprender com a saúde dos mesmos, tem-se que o número de crianças e adolescentes com obesidade aumentou nas últimas décadas, sendo assim, este sujeito está exposto a diferentes formas de interações, e, principalmente, sujeito a sua forma de se ver Esses fatores levam a questionar se a motivação, o autoconceito e a obesidade podem ter alguma relação entre si, se alunos obesos tendem a ser motivados independente desta condição ou se ocorre desmotivação por meio da autopercepção que estes indivíduos têm do próprio corpo Com isso, o objetivo deste trabalho é verificar a motivação para aprender e o autoconceito de alunos com obesidade infantil Participaram 413 alunos entre 1 a 16 anos de idade do Ensino Fundamental II Foram aplicados três instrumentos, sendo: o questionário de Percepção Corporal, o questionário de Continuum Infantil e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) A coleta de dados foi realizada de forma coletiva, com duração de 3 minutos A análise dos dados foi feita com estatísticas descritivas e inferencial, além de utilizar as descrições, testes de diferenças e de correlações Os resultados mostram que o número de obesos está crescendo consideravelmente, verificando a relação da percepção corporal e a fase do desenvolvimento em que esse aluno se encontra, além de constatar que os mesmos não possuem auxílio em relação às suas questões corporais Percebe-se que há a prevalência da Motivação Identificada, sendo que a autonomia em realizar as atividades cresce conforme esse aluno eleva de ano escolar; e do Autoconceito Pessoal, o que mostra o bem-estar da amostra Os dados indicam também que a desmotivação pode estar relacionada ao autoconceito familiar, assim como a motivação intrínseca e o autoconceito geral Sendo assim, se faz necessário a verificação de todas as questões que estão presentes neste cenário, principalmente em relação ao aluno
id UEL_0441cb9914d75f79997b6577cfa69b12
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15945
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental IIPsicologiaMotivação na educaçãoObesidadeAutopercepçãoEducaçãoPsychologyMotivation in educationObesityEducation - BrazilResumo: No que se refere ao ambiente escolar, especificamente se tratando do aprendizado dos alunos, percebe-se a importância de entender o que motiva este indivíduo a realizar suas atividades escolares Relacionando a motivação dos alunos em aprender com a saúde dos mesmos, tem-se que o número de crianças e adolescentes com obesidade aumentou nas últimas décadas, sendo assim, este sujeito está exposto a diferentes formas de interações, e, principalmente, sujeito a sua forma de se ver Esses fatores levam a questionar se a motivação, o autoconceito e a obesidade podem ter alguma relação entre si, se alunos obesos tendem a ser motivados independente desta condição ou se ocorre desmotivação por meio da autopercepção que estes indivíduos têm do próprio corpo Com isso, o objetivo deste trabalho é verificar a motivação para aprender e o autoconceito de alunos com obesidade infantil Participaram 413 alunos entre 1 a 16 anos de idade do Ensino Fundamental II Foram aplicados três instrumentos, sendo: o questionário de Percepção Corporal, o questionário de Continuum Infantil e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) A coleta de dados foi realizada de forma coletiva, com duração de 3 minutos A análise dos dados foi feita com estatísticas descritivas e inferencial, além de utilizar as descrições, testes de diferenças e de correlações Os resultados mostram que o número de obesos está crescendo consideravelmente, verificando a relação da percepção corporal e a fase do desenvolvimento em que esse aluno se encontra, além de constatar que os mesmos não possuem auxílio em relação às suas questões corporais Percebe-se que há a prevalência da Motivação Identificada, sendo que a autonomia em realizar as atividades cresce conforme esse aluno eleva de ano escolar; e do Autoconceito Pessoal, o que mostra o bem-estar da amostra Os dados indicam também que a desmotivação pode estar relacionada ao autoconceito familiar, assim como a motivação intrínseca e o autoconceito geral Sendo assim, se faz necessário a verificação de todas as questões que estão presentes neste cenário, principalmente em relação ao alunoDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: When referring to the school environment, specifically to students' learning, one realizes the importance of understanding what motivates this individual to perform their school activities Relating the student's motivation of learning with their health, it has been found that the number of children and adolescents with obesity has increased in recent decades, so this subject is exposed to different forms of interactions, and especially undergo their own way of seeing These factors lead to the question whether motivation, self-concept and obesity may have any relation with each other, if obese students tend to be motivated regardless of their condition or if there is demotivation through their self-perception of their body Thus, the objective of this paper is to verify the motivation of learning and the self-concept of students with childhood obesity 413 students between 1 and 16 years old from Middle School participated Three instruments were applied: The Body Perception Questionnaire, the Continuum Infant Questionnaire and the Child-Youth Self-Concept Scale (EAC-IJ) Data collection was performed collectively, lasting 3 minutes Data analysis was performed with descriptive and inferential statistics, in addition of using descriptions, difference and correlation tests The results show that the number of obese is growing considerably, verify the relationship of body perception and the stage of development that this student is in, and find that they have no help in relation to their body issues It is noticed that there is a prevalence of Identified Motivation, and the autonomy to perform the activities grows as this student rises from school grade; and Personal Self-Concept, showing the welfare of the sample Data also showed that demotivation may be related to family self-concept, as well as intrinsic motivation and general self-concept Thus, it is necessary to verify all the issues that are present in this scenario, especially regarding the studentOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Cordeiro, Sílvia NogueiraFranco, Sandra Aparecida PiresMeserlian, Flávia Gabriela2024-05-01T14:58:44Z2024-05-01T14:58:44Z2019.0011.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15945porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
title Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
spellingShingle Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
Meserlian, Flávia Gabriela
Psicologia
Motivação na educação
Obesidade
Autopercepção
Educação
Psychology
Motivation in education
Obesity
Education - Brazil
title_short Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
title_full Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
title_fullStr Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
title_sort Motivação e autoconceito de alunos com sobrepeso no ensino fundamental II
author Meserlian, Flávia Gabriela
author_facet Meserlian, Flávia Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]
Cordeiro, Sílvia Nogueira
Franco, Sandra Aparecida Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Meserlian, Flávia Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Motivação na educação
Obesidade
Autopercepção
Educação
Psychology
Motivation in education
Obesity
Education - Brazil
topic Psicologia
Motivação na educação
Obesidade
Autopercepção
Educação
Psychology
Motivation in education
Obesity
Education - Brazil
description Resumo: No que se refere ao ambiente escolar, especificamente se tratando do aprendizado dos alunos, percebe-se a importância de entender o que motiva este indivíduo a realizar suas atividades escolares Relacionando a motivação dos alunos em aprender com a saúde dos mesmos, tem-se que o número de crianças e adolescentes com obesidade aumentou nas últimas décadas, sendo assim, este sujeito está exposto a diferentes formas de interações, e, principalmente, sujeito a sua forma de se ver Esses fatores levam a questionar se a motivação, o autoconceito e a obesidade podem ter alguma relação entre si, se alunos obesos tendem a ser motivados independente desta condição ou se ocorre desmotivação por meio da autopercepção que estes indivíduos têm do próprio corpo Com isso, o objetivo deste trabalho é verificar a motivação para aprender e o autoconceito de alunos com obesidade infantil Participaram 413 alunos entre 1 a 16 anos de idade do Ensino Fundamental II Foram aplicados três instrumentos, sendo: o questionário de Percepção Corporal, o questionário de Continuum Infantil e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) A coleta de dados foi realizada de forma coletiva, com duração de 3 minutos A análise dos dados foi feita com estatísticas descritivas e inferencial, além de utilizar as descrições, testes de diferenças e de correlações Os resultados mostram que o número de obesos está crescendo consideravelmente, verificando a relação da percepção corporal e a fase do desenvolvimento em que esse aluno se encontra, além de constatar que os mesmos não possuem auxílio em relação às suas questões corporais Percebe-se que há a prevalência da Motivação Identificada, sendo que a autonomia em realizar as atividades cresce conforme esse aluno eleva de ano escolar; e do Autoconceito Pessoal, o que mostra o bem-estar da amostra Os dados indicam também que a desmotivação pode estar relacionada ao autoconceito familiar, assim como a motivação intrínseca e o autoconceito geral Sendo assim, se faz necessário a verificação de todas as questões que estão presentes neste cenário, principalmente em relação ao aluno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.11.2019
2019.00
2024-05-01T14:58:44Z
2024-05-01T14:58:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15945
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Psicologia
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308914360320