Motivação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com alunos brasileiros e chilenos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maieski, Sandra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12217
Resumo: Resumo: A motivação no contexto escolar é um tema muito discutido na contemporaneidade da educação em diferentes espaços e culturas O presente trabalho aventou o constructo motivação, especialmente à luz da Teoria da Autodeterminação Apresentou como objetivo geral avaliar a motivação para aprender de crianças da primeira etapa do ensino fundamental de duas realidades culturais diferentes: Brasil e Chile Como objetivos específicos propôs: a) verificar a motivação de alunos brasileiros e chilenos; b) buscar eventuais diferenças na motivação entre as crianças das duas realidades culturais; c) procurar evidências de validade concorrente entre as duas medidas de motivação utilizadas no estudo; e d) averiguar a percepção dos professores acerca do comportamento motivado ou desmotivado apresentado por seus alunos O método utilizado foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 528 crianças, sendo 268 brasileiras e 26 chilenas com seus respectivos professores Os dados obtidos evidenciaram que a maioria das crianças das duas realidades culturais investigadas se revelou motivada para aprender Contudo, as crianças chilenas são mais motivadas, intrinsecamente, para aprender em relação às crianças brasileiras que, por sua vez, são mais motivadas extrinsecamente por regulação identificada que as crianças chilenas A correlação de Pearson revelou validade concorrente entre as duas medidas de motivação utilizadas no estudo A percepção dos professores acerca do comportamento motivado ou desmotivado apresentado por seus alunos revelou muitas semelhanças na forma com que ele, brasileiro ou chileno, avalia seu aluno Os dados são discutidos quanto a suas implicações educacionais para as duas realidades culturais
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