A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Renan Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16614
Resumo: Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicional
id UEL_04f49663f71d32dc176c5e9888f0bfd4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16614
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamentalCiênciaEstudo e ensinoAprendizagemEducação ambientalTutoria entre pares estudantesScienceLearningEnvironmental educationPeer-group tutoring of studentsStudy and teachingResumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicionalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present research sought to insert aspects that relate / approach the environmental theme, through active learning with a view to provoking reflective thinking, in the students of seventh year in the discipline of Science, coming from a public college located in the city of Londrina / Pr The research was anchored in the qualitative principles, it was carried out in the period from March to April / 217, totaling six meetings, denominated in this dissertation of moments, being constructed in the format of workshops totaling eleven diversified strategies The data collection instruments focused on the students' production, after the development of the different activities, either through text, drawings, videos, presentations, sometimes through the photographs taken by the researcher and notes in the field diary The productions were analyzed through four levels of reflection, elaborated by the researcher: 1 ° interaction with knowledge; 2 ° Social relations of knowledge with a view to everyday life; 3 ° Creative relationships; 4 ° Elements that indicate the meaning of environment, which have the objective of analyzing / characterizing present attitudes in students, with attitudes and reflections on the environmental issues under study In view of these analyzes, it was possible to draw up two tables, the first synthesis table 12, which discusses / characterizes the levels of reflection in students during the activities process, proving to be relevant as a tool for characterizing reflexive thinking On the other hand, the synthesis table 13 discusses eight steps that have been shown to provoke reflective thinking during the activities process, promoting the development of an active technique for learning about environmental issues Finally, the researcher points out the implementation of active activities, in environments that have a traditional predominanceSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deCostas, José Manuel MoranOliveira, Vera Lúcia Bahl deAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora]Miranda, Renan Santos2024-05-01T15:13:09Z2024-05-01T15:13:09Z2018.0009.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16614porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
title A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
spellingShingle A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
Miranda, Renan Santos
Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação ambiental
Tutoria entre pares estudantes
Science
Learning
Environmental education
Peer-group tutoring of students
Study and teaching
title_short A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
title_full A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
title_fullStr A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
title_full_unstemmed A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
title_sort A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental
author Miranda, Renan Santos
author_facet Miranda, Renan Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Costas, José Manuel Moran
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Renan Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação ambiental
Tutoria entre pares estudantes
Science
Learning
Environmental education
Peer-group tutoring of students
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação ambiental
Tutoria entre pares estudantes
Science
Learning
Environmental education
Peer-group tutoring of students
Study and teaching
description Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.03.2018
2018.00
2024-05-01T15:13:09Z
2024-05-01T15:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16614
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823255538696192