O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14169
Resumo: Resumo: Estudos apontam que no ensino de química vigora prática fundamentada no modelo pedagógico diretivo, a encaminhar a avaliação da aprendizagem para a verificação da capacidade do aluno de memorizar e reproduzir informações Todavia, recolher dados da aprendizagem, tendo em vista empreender ações regulatórias que ajudem o aluno a aprender mais e melhor, vem, gradativamente, ganhando espaço nas salas de aula Neste trabalho, a investigação acerca de como se concretiza a avaliação da aprendizagem em química e das estratégias de ensino utilizadas pelas professoras diante dos erros dos alunos, revelou olhares menos centrados nos resultados da avaliação e uma nova postura frente ao erro A pesquisa qualitativa teve por objetivo mapear e analisar práticas avaliativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordagem do erro, entre professores de química Foram eleitas três professoras atuantes em diferentes instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Município de Londrina-PR, aquelas que primeiro aceitaram, quando consultadas, participar da pesquisa Os dados, recolhidos por meio de observação e entrevista semiestruturada, foram analisados à luz da análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pelo entrelaçamento das revelações da prática e dos relatos, as unidades de análise O confronto entre os achados indicou ações compromissadas com o ensino e a aprendizagem As análises pautaram-se em amplo referencial teórico, composto – de um modo geral – sob a perspectiva sócio-cognitiva Constatou-se que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e de descobertas
id UEL_066052bd4e7485838f41ea298453ee31
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14169
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erroQuímicaEstudo e ensinoAprendizagemAvaliaçãoPrática de ensinoChemistry - Study and teachingEducation - BrazilStudy and teachingResumo: Estudos apontam que no ensino de química vigora prática fundamentada no modelo pedagógico diretivo, a encaminhar a avaliação da aprendizagem para a verificação da capacidade do aluno de memorizar e reproduzir informações Todavia, recolher dados da aprendizagem, tendo em vista empreender ações regulatórias que ajudem o aluno a aprender mais e melhor, vem, gradativamente, ganhando espaço nas salas de aula Neste trabalho, a investigação acerca de como se concretiza a avaliação da aprendizagem em química e das estratégias de ensino utilizadas pelas professoras diante dos erros dos alunos, revelou olhares menos centrados nos resultados da avaliação e uma nova postura frente ao erro A pesquisa qualitativa teve por objetivo mapear e analisar práticas avaliativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordagem do erro, entre professores de química Foram eleitas três professoras atuantes em diferentes instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Município de Londrina-PR, aquelas que primeiro aceitaram, quando consultadas, participar da pesquisa Os dados, recolhidos por meio de observação e entrevista semiestruturada, foram analisados à luz da análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pelo entrelaçamento das revelações da prática e dos relatos, as unidades de análise O confronto entre os achados indicou ações compromissadas com o ensino e a aprendizagem As análises pautaram-se em amplo referencial teórico, composto – de um modo geral – sob a perspectiva sócio-cognitiva Constatou-se que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e de descobertasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Studies indicate that in teaching chemistry prevails in practice based teaching model directive to forward the learning assessment to verify the student's ability to memorize and reproduce information However, collecting data learning, in order to undertake regulatory actions that help the student learn more and better, has gradually gaining ground in classrooms In this work, the investigation of how it implements the assessment of learning in chemistry and teaching strategies used by teachers in front of students' errors revealed looks less centered on the evaluation results and a new stance facing the error Qualitative research aims to map and analyze evaluation practices marked by compromise formation, pausing the possible relations to be established between them and the way to approach the error between chemistry teachers For development, were elected three teachers working in different educational institutions of the State Public Network in Londrina-PR The data collected through observation and semistructured interviews were analyzed according to thematic content analysis, which allowed us to establish, by the revelations intertwining of practice and reports, the units of analysis The confrontation between the findings indicated actions committed to teaching and learning Analyses guided into broader theoretical framework, composed - in general - in the socio-cognitive perspective It was found that teachers perform formative assessment practices, seeking to know how the student learns to, the rebuilding of education, help you move forward in the process of knowledge construction, as well as the error came to be understood as an essential element in the process of teaching and learning and a source of reflections and discoveriesSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]Marin, Alda JunqueiraOliveira, Francismara Neves deGalvão, Elaine Cristina2024-05-01T14:29:10Z2024-05-01T14:29:10Z2013.0003.07.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14169porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
title O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
spellingShingle O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
Galvão, Elaine Cristina
Química
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Brazil
Study and teaching
title_short O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
title_full O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
title_fullStr O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
title_full_unstemmed O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
title_sort O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química : das concepções às abordagens do erro
author Galvão, Elaine Cristina
author_facet Galvão, Elaine Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Nádia Aparecida de [Orientador]
Marin, Alda Junqueira
Oliveira, Francismara Neves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Brazil
Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Brazil
Study and teaching
description Resumo: Estudos apontam que no ensino de química vigora prática fundamentada no modelo pedagógico diretivo, a encaminhar a avaliação da aprendizagem para a verificação da capacidade do aluno de memorizar e reproduzir informações Todavia, recolher dados da aprendizagem, tendo em vista empreender ações regulatórias que ajudem o aluno a aprender mais e melhor, vem, gradativamente, ganhando espaço nas salas de aula Neste trabalho, a investigação acerca de como se concretiza a avaliação da aprendizagem em química e das estratégias de ensino utilizadas pelas professoras diante dos erros dos alunos, revelou olhares menos centrados nos resultados da avaliação e uma nova postura frente ao erro A pesquisa qualitativa teve por objetivo mapear e analisar práticas avaliativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordagem do erro, entre professores de química Foram eleitas três professoras atuantes em diferentes instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Município de Londrina-PR, aquelas que primeiro aceitaram, quando consultadas, participar da pesquisa Os dados, recolhidos por meio de observação e entrevista semiestruturada, foram analisados à luz da análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pelo entrelaçamento das revelações da prática e dos relatos, as unidades de análise O confronto entre os achados indicou ações compromissadas com o ensino e a aprendizagem As análises pautaram-se em amplo referencial teórico, composto – de um modo geral – sob a perspectiva sócio-cognitiva Constatou-se que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e de descobertas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.07.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:10Z
2024-05-01T14:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14169
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823240519942144