Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Rosa Jorge de, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561
Resumo: Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
id UNICAMP-30_58713f08ee126f32c05e4494359d82be
oai_identifier_str oai::1095162
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicosThe teachers' ideas of Ribeirão Preto, São Paulo State, on biogeochemical cycles of natureQuímica - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoPesquisa qualitativaChemistry - Study and teachingEarth sciences - Chemistry - Study and teachingQualitative researchOrientador: Pedro Wagner GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Esta pesquisa busca investigar as concepções dos professores de Química que atuam na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto/SP, sobre o ensino de conteúdos químicos, de temas relacionados à natureza e aos ciclos biogeoquímicos durante a educação básica. Acreditamos que o ensino de Química deve estar atrelado a temas atuais e contextualizados e, ao tratar o estudo dos materiais, deve-se promover atividades que relacionem a extração de materiais da natureza pelo homem aos processos industriais de produção de compostos diversos, contemplando uma visão sistêmica dos fenômenos da natureza, aprimorando conhecimentos científicos e pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a investigação será realizada por meio de análises de questionários e entrevistas realizadas com os professores, onde buscaremos entender, por meio da análise dos relatos dos professores, como eles selecionam os conteúdos e fazem os recortes sobre o currículo oficial e em processo, bem como abordam os temas relacionados à natureza, durante o desenvolvimento de suas aulas e de atividades com os estudantes. Será que os professores realizam atividades práticas no ensino de Química? Quais seriam os principais fatores para a realização ou não de atividades que contemplem a observação do meio? Que atividades para o ensino de Química os professores julgam ser mais significativas, atualmente? Enfim, indagações que nos auxiliarão a entender como se dá o ensino de Química na região de Ribeirão Preto/SP e as concepções de ensino dos professores sobre conteúdos químicos diversos. Entendemos que tal investigação nos levará a perceber quais estratégias de ensino são utilizadas pelos professores, quais são as dificuldades apontadas pelos professores para a realização de atividades práticas, que indícios de contextualização dos conteúdos e de interdisciplinaridade observamos nos seus relatos e como são as concepções destes professores sobre os fenômenos (naturais e provocados). E entendemos que ao divulgarmos nossa pesquisa poderemos auxiliar professores e outros profissionais ligados à área educacional a conhecer novas concepções de ensino e a aprimorar suas práticas pedagógicas, tornando o processo educativo significativoAbstract: This research examines the perceptions of Chemistry teachers who work in the Ribeirão Preto Teaching Board, covering the teaching of chemical contents, topics related to nature, and biogeochemical cycles from elementary school through high school education. The teaching of chemistry as a school subject should be linked to current and contextualized topics. In dealing with the study of matter, one must promote activities that relate to the extraction of matter from nature by humans and the industrial processes of different compounds, all the while contemplating a systemic vision of nature¿s phenomena, enhancing scientific and pedagogical knowledge. This is a qualitative research. The research will be carried out through analysis of questionnaires and interviews with teachers. Data will be analyzed from the teachers' reports on how the contents are selected or cutfrom the school curriculum. Also, how the teachers deal with subjects related to nature during their classes and what activities are used with students. During their chemistry classes, the research investigates the teachers' basic understanding of science, nature, and knowledge about the process of teaching matter cycles. Do teachers perform practical activities in class? What are the main factors for the accomplishment or avoidance of activities that contemplate on-site observation? What activities do teachers think are most important to teach chemistry in present days? These questions will helpunderstand how chemistry is taught in the region of Ribeirão Preto / SP, and the conceptions of teachers on various contents of chemistry. This research will clarify what strategies are used by the teachers, what difficulties were pointed for the accomplishment of diversified activities, is there evidence of contextualization of the contents and of interdisciplinarity observed in their reports, and what are thoughts of these teachers about the phenomena (natural and provoked). This compiled knowledge will give us insight of how the subject chemistry is taught in the Regional Educational Board of Ribeirão Preto. Publishing this research will help teachers and other professionals connected to education to become aware of new teaching concepts and improve their pedagogical practices, cultivating a meaningful educational processDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em CiênciasCAPES[s.n.]Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Fernandes, Alexandre MartinsMatos, Kedima Ferreira de OliveiraBasilici, GiorgioFernandes, Maria Cristina da Silveira GalanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Ana Rosa Jorge de, 1974-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561SOUZA, Ana Rosa Jorge de. Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos. 2019. 1 recurso online (188 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095162Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T10:54:23Zoai::1095162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-22T10:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
The teachers' ideas of Ribeirão Preto, São Paulo State, on biogeochemical cycles of nature
title Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
spellingShingle Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
Souza, Ana Rosa Jorge de, 1974-
Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Chemistry - Study and teaching
Earth sciences - Chemistry - Study and teaching
Qualitative research
title_short Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
title_full Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
title_fullStr Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
title_full_unstemmed Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
title_sort Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos
author Souza, Ana Rosa Jorge de, 1974-
author_facet Souza, Ana Rosa Jorge de, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Fernandes, Alexandre Martins
Matos, Kedima Ferreira de Oliveira
Basilici, Giorgio
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Rosa Jorge de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Chemistry - Study and teaching
Earth sciences - Chemistry - Study and teaching
Qualitative research
topic Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Chemistry - Study and teaching
Earth sciences - Chemistry - Study and teaching
Qualitative research
description Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561
SOUZA, Ana Rosa Jorge de. Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos. 2019. 1 recurso online (188 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561
identifier_str_mv SOUZA, Ana Rosa Jorge de. Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos. 2019. 1 recurso online (188 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637561. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095162
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152370982912