A ressurgência de classes de equivalência e os efeitos da opção de resposta default

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Tatiane Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10836
Resumo: Resumo: Desde os estudos iniciais, na década de 198, diversas pesquisas foram realizadas em Análise do Comportamento para investigar o fenômeno da ressurgência Os resultados dessas pesquisas são conflitantes e geram implicações tanto práticas, quanto conceituais Uma questão importante em relação aos estudos sobre ressurgência com seres humanos diz respeito à dificuldade em criar uma condição experimental na qual respostas alternativas àquelas arranjadas pelo experimentador possam ser apresentadas Uma alternativa a este problema é a inclusão da opção da resposta default, que corresponderia à resposta “não sei” ou “nenhuma das alternativas” Com base na análise dos resultados dessas pesquisas, este estudo teve como objetivo investigar a ressurgência de classes de equivalência inicialmente treinadas (treino prévio) após extinção e punição das respostas treinadas após a formação de novas classes pela recombinação dos estímulos (treino tardio) e os efeitos da opção de resposta default Foram selecionados para o estudo 24 estudantes universitários, os quais foram aleatoriamente distribuídos em quatro grupos: Extinção sem Resposta Default (EsRD), Extinção com Resposta Default (ERD), Punição sem Resposta Default (PsRD) e Punição com resposta Default (PRD) e, assim, dependendo do grupo que integraram, foram submetidos aos procedimentos de extinção ou punição, sendo que em um dos grupos de extinção e em um dos grupos de punição, estava disponível a resposta default Os resultados revelaram que os participantes dos grupos de extinção mantiveram altas porcentagens de respostas consistentes com o treino tardio Nos grupos de punição, por sua vez, os resultados revelaram que os participantes passaram a apresentar mais de 5% das respostas consistentes com o treino prévio após punição das respostas do treino tardio A maioria dos participantes de ambos os grupos, que tinham disponível a resposta default, não optaram por ela, e, portanto, comparando os resultados dos grupos PsRD e PRD e EsRD e ERD, verifica-se que eles foram semelhantes Também foi considerado para análise o número de respostas consistentes com o treino prévio, por tipo de relação, (linha de base, simetria, transitividade e transitividade simétrica) durante os procedimentos de punição ou extinção Os resultados revelaram que não houve diferenças quanto ao ressurgimento em função do tipo de resposta Estes resultados evidenciam a necessidade de discussão dos procedimentos de extinção utilizados nos estudos nesta área, além de mais estudos que investiguem as variáveis envolvidas na reversão de classes de equivalência e os efeitos da inclusão da opção default em estudos sobre a ressurgência
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Since initial studies, in 198 decade several researches were carried through on the Behavior Analysis field with the objective of investigating this subject The results of these researches are conflicting and generate implications as much practical, as for the theoretical definition of the resurgence concept An important question related to the studies of resurgence with human beings concerns the difficult to come up with an experimental condition in which alternative options of those arranged by the experimenter could be presented An alternative to this problem is the inclusion of the default option, which would correspond to the answer “I don’t know” or “none of the alternatives” Based on the analysis of these researches results, this study aimed to investigate the resurgence of equivalence classes previously trained after the extinction and punishment of the responses which were delayed trained It also had as objective the investigation of the effects of default option on the responses of the participants Twenty–four students were selected for the study and randomically distributed into four groups: Extinction without Default Option (EsRD), Extinction with Default Option (ERD), Punishment without Default Option (PsRD) and Punishment with Default Option (PRD) Depending on the group the participants integrated they were submitted to the extinction or punishment procedures In one of the extinction groups, and in one of the punishment groups the default option was available The results revealed that the participants of the extinction groups maintained a high percentage of responses which were consistent with the delayed training On punishment groups, the results revealed that the participants started to present more than 5% of responses consistently with the previous training, after the punishment of the responses of the delayed training Most of the participants of both groups that had the default option available haven’t chosen it So, comparing the results of groups PsRD e PRD e EsRD e ERD it was observed that they were similar It was also analyzed the number of responses which were consistent with the previous training, by the kind of relation (baseline, symmetry, transitivity and symetrical-transitivity) during the punishment and extinction procedures The results revealed that there weren’t differences concerning the resurgence, in function of the kind of response These results evidence the necessity of discussions about the extinction procedures employed on the studies of this area and of more studies destined to investigate the variables which are involved on the reversion of equivalence classes, or the effects of the default option inclusion in resurgence studiesHaydu, Verônica Bender [Orientador]Tomanari, Gerson YukioGil, Silvia Regina de Souza ArrabalCastro, Tatiane Carvalho2024-05-01T12:50:31Z2024-05-01T12:50:31Z2007.0019.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10836porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - 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