Procedimentos aversivos : divergências entre as recomendações de Skinner e de Sidman e de psicoterapeutas infantis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12000 |
Resumo: | Resumo: Questionamentos referentes à recomendação de procedimentos de intervenção comportamental não são recentes, especialmente quando se discute a respeito de procedimentos aversivos O estudo descrito neste artigo teve como objetivo principal verificar divergências entre as recomendações de procedimentos de intervenção de livros de orientação para pais, recomendados por psicoterapeutas comportamentais infantis, e as recomendações de autores da área básica da Análise do Comportamento, quanto ao uso de procedimentos aversivos de intervenção comportamental Considerando-se que B F Skinner e M Sidman fundamentam a maioria das análises de autores na área de psicoterapia comportamental infantil, eles foram eleitos para serem analisados neste estudo O estudo foi dividido em dois passos No primeiro foi realizado um levantamento, junto à bibliografia da área básica em Análise do Comportamento, relativo às posições dos dois autores eleitos que discutem a respeito da recomendação de procedimentos de intervenção fundamentados no controle aversivo No segundo passo, foram examinados os procedimentos comportamentais de intervenção que são recomendados nos livros de orientação para pais mais indicados por psiterapeutas comportamentais infantis Foram examinados os quatro livros mais indicados por 32 terapeutas infantis, que responderam a um questionário (enviado a 5 psicoterapeutas) As posições gerais de Skinner e de Sidman já são bastante conhecidas: eles não recomendam procedimentos aversivos e, em seu lugar, recomendam o uso de reforço positivo No entanto, Sidman mostrou-se mais rigoroso em suas restrições, pois, enquanto Skinner centra suas críticas à punição e recomenda o uso de extinção, Sidman estende suas restrições, também, ao uso do reforço negativo e da extinção Ambos os autores fundamentam-se no fato de que procedimentos aversivos produzem subprodutos indesejáveis, especialmente os de ordem emocional No exame dos quatro livros de orientação para pais mais recomendados pelos psicoterapeutas comportamentais infantis verificou-se que, além do uso de procedimentos pautados no reforço positivo, há a indicação de procedimentos que são fundamentados no controle aversivo Destacou-se a indicação do procedimento de seguir regras que inclui a punição negativa e a recomendação do time-out (por dois dos livros consultados) que fundamenta-se tanto na punição negativa quanto na punição positiva Tais procedimentos são recomendados pelos autores dos livros de orientação para pais com a argumentação de que os mesmos podem contribuir para diminuir a freqüência de comportamentos indesejáveis e produzir efeitos desejáveis a longo prazo sem resultar em subprodutos indesejáveis Tanto os autores dos livros de orientação para pais, quanto Skinner e Sidman, não recomendam a punição física ou o castigo corporal, sob hipótese alguma, por seus subprodutos indesejáveis e por serem contra a ética geral dos direitos humanos Comparando-se, então, a posição destes dois autores da área básica com a posição dos autores dos livros de orientação para pais mais indicados, pode-se dizer que enquanto Skinner e Sidman restringem ao máximo a recomendação de procedimentos aversivos, autores dos livros de orientação para pais recomendam o procedimento de seguir regras e o de time-out, ambos considerados uma forma de punição, conforme definições da área básica |
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Procedimentos aversivos : divergências entre as recomendações de Skinner e de Sidman e de psicoterapeutas infantisAnálise do comportamentoPsicoterapia infantilReforço (Psicologia)Punição (Psicologia)Controle aversivo (Psicologia)Behavioral analysisReinforcement (Psychology)Child psychotherapyPunishment (Psychology)Resumo: Questionamentos referentes à recomendação de procedimentos de intervenção comportamental não são recentes, especialmente quando se discute a respeito de procedimentos aversivos O estudo descrito neste artigo teve como objetivo principal verificar divergências entre as recomendações de procedimentos de intervenção de livros de orientação para pais, recomendados por psicoterapeutas comportamentais infantis, e as recomendações de autores da área básica da Análise do Comportamento, quanto ao uso de procedimentos aversivos de intervenção comportamental Considerando-se que B F Skinner e M Sidman fundamentam a maioria das análises de autores na área de psicoterapia comportamental infantil, eles foram eleitos para serem analisados neste estudo O estudo foi dividido em dois passos No primeiro foi realizado um levantamento, junto à bibliografia da área básica em Análise do Comportamento, relativo às posições dos dois autores eleitos que discutem a respeito da recomendação de procedimentos de intervenção fundamentados no controle aversivo No segundo passo, foram examinados os procedimentos comportamentais de intervenção que são recomendados nos livros de orientação para pais mais indicados por psiterapeutas comportamentais infantis Foram examinados os quatro livros mais indicados por 32 terapeutas infantis, que responderam a um questionário (enviado a 5 psicoterapeutas) As posições gerais de Skinner e de Sidman já são bastante conhecidas: eles não recomendam procedimentos aversivos e, em seu lugar, recomendam o uso de reforço positivo No entanto, Sidman mostrou-se mais rigoroso em suas restrições, pois, enquanto Skinner centra suas críticas à punição e recomenda o uso de extinção, Sidman estende suas restrições, também, ao uso do reforço negativo e da extinção Ambos os autores fundamentam-se no fato de que procedimentos aversivos produzem subprodutos indesejáveis, especialmente os de ordem emocional No exame dos quatro livros de orientação para pais mais recomendados pelos psicoterapeutas comportamentais infantis verificou-se que, além do uso de procedimentos pautados no reforço positivo, há a indicação de procedimentos que são fundamentados no controle aversivo Destacou-se a indicação do procedimento de seguir regras que inclui a punição negativa e a recomendação do time-out (por dois dos livros consultados) que fundamenta-se tanto na punição negativa quanto na punição positiva Tais procedimentos são recomendados pelos autores dos livros de orientação para pais com a argumentação de que os mesmos podem contribuir para diminuir a freqüência de comportamentos indesejáveis e produzir efeitos desejáveis a longo prazo sem resultar em subprodutos indesejáveis Tanto os autores dos livros de orientação para pais, quanto Skinner e Sidman, não recomendam a punição física ou o castigo corporal, sob hipótese alguma, por seus subprodutos indesejáveis e por serem contra a ética geral dos direitos humanos Comparando-se, então, a posição destes dois autores da área básica com a posição dos autores dos livros de orientação para pais mais indicados, pode-se dizer que enquanto Skinner e Sidman restringem ao máximo a recomendação de procedimentos aversivos, autores dos livros de orientação para pais recomendam o procedimento de seguir regras e o de time-out, ambos considerados uma forma de punição, conforme definições da área básicaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstrat: Questionings reffering to the recommendation of intervention procedures are not recent, especially when it is argued regarding aversive procedures The study that is described at this article has as main objective to verify the divergences between the recommendations of intervention procedures from training books for parents, recommended for child behavioral psychotherapists, from the recommendations of the authors of the Analysis of Behavior area regarding to the use of interventions based on aversive behavioral procedures It is considered that BF Skinner and MSidman are always consulted by ther authors of the parent training area, and because of that, they were elected to be analyzed on this study The study was divided into to steps On the first one, a survey was carried through next to the bibliography of the basic area in Analysis of Behavior relative to the positions of the two authors elect who discuss regarding the recommendation of procedures of intervention based on the aversive control On the second step were examined the interventional behavioral procedures by parenting training psychotherapist most recommended books Were examined the 4 most recommended books by 32 child behavioral psychotherapists who answered a questionnaire (sent to 5 psychotherapist) The general point of view of Skinner and Sidman are already really well known: They do not recommend aversive procedures, and spite of that they recommend the use of positive reinforcement Although, Sidman was more rigorous at his restrictiveness because while Skinner centralize his critics to punishment and recommends the use of extinction, Sidman understands its restriction regarding also to the use of negative reinforcement and extinction Both authors are based on the fact that aversive procedures produce undesirable subproducts, specially the emotional ones On the examine of the 4 most parent training books most recommended by the psychotherapist to parents, was verified that besides the use of procedures based on positive reinforcement there is the recommendation of procedures who are based on aversive control Was appealing that the recommendation of the following rules procedure what includes the negative punishment an the time out recommendation (by two of the consulted books) who are based such is positive as in negative punishment Those procedures are recommended because the authors of parent training books understand that these procedures may contribute to diminish the frequency of undesirable behaviors without resulting in undesirable subproducts Both parent training books authors and Skinner and Sidman do not recommend physical or corporal punishment under any circumstances, because of its undesirable sub productives and because they are against the ethics of human rights Finally comparing the point of view of these two authors of the basic area to the authors of parent training books, it is to say that while Skinner and Sidman restrict a lot the recommendation of aversive procedures, the authors of parent training books recommend the following rules and time out procedures, both considered one punishment form, as definitions of the basic areaGongora, Maura Alves Nunes [Orientador]Conte, Fátima Cristina de SouzaIngberman, Yara KupersteinMoura, Cynthia Borges deFreitas, Maura Glória deJacovozzi, Fernanda Marques2024-05-01T13:47:08Z2024-05-01T13:47:08Z2009.0010.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12000porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - 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