Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Maia da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10428
Resumo: Resumo: Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 217, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistas
id UEL_0932302fe0e04315a150de103ebae77f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10428
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PRSociologiaEstudo e ensinoJuventudeEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasSociologyYouthEducation - BrazilStudy and teachingResumo: Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 217, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistasDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: In the last decades in the Brazilian context has been emphasizing the need to reflection the educational issues And having as premise this the meand for a better understanding of this dynamics, has led several researchers to reflect wow teaching is inserted in the most varied social realities In the eradication al journey, the Youth sought their space with in the schools and are currently seen as member softh edecision-making processes and important in the country In order to achieve this, the study is based on bibliographical references that first deal with the institutionalization of Sociology as a science and, later, its representation in the school environment The research will make a discussion between the Youth and the youth protagonism in the High School, trying to reflection the presence of Sociology as a guiding discipline of the subjects pertinent to the Young person Thus, the study sought to listen to high school youths from the Idalia Rocha and Nilo Peçanha schools, both located in the city of Ivaiporã, in the year 217, through a question naire related to the me Youths and youth protagonism, tryingtounderstandhow Sociology is related and is inserted in this dynamic The problem investigated ismainly in seeking to answer how the students of High School perceive the representativeness and importance of the discipline of Sociology, leading the mto reflect in the construction of their protagonist attitudesBaltar, Claudia Siqueira [Orientador]Cunha, Maísa Faleiros daLima, Ângela Maria de SousaSilva, Marcos Maia da2024-05-01T12:42:49Z2024-05-01T12:42:49Z2018.0014.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10428porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
title Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
spellingShingle Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
Silva, Marcos Maia da
Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Sociology
Youth
Education - Brazil
Study and teaching
title_short Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
title_full Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
title_fullStr Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
title_full_unstemmed Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
title_sort Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR
author Silva, Marcos Maia da
author_facet Silva, Marcos Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baltar, Claudia Siqueira [Orientador]
Cunha, Maísa Faleiros da
Lima, Ângela Maria de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Sociology
Youth
Education - Brazil
Study and teaching
topic Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Sociology
Youth
Education - Brazil
Study and teaching
description Resumo: Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 217, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.12.2018
2018.00
2024-05-01T12:42:49Z
2024-05-01T12:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10428
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências Sociais
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823315676626944